Edição especial do Café com Lojistas apresenta os destaques da NRF 2018

Edição especial do Café com Lojistas reuniu em um mesmo palco Giane Guerra, Alexandre Skowronsky, José Renato Hopf e Otelmo Albino Drebes Junior

Disrupção, experiência, transformação digital e propósito. Assim poderia ser definido em poucas palavras o que foi a intensa semana de imersão na maior feira mundial de varejo, a BRF 2018, que ocorreu de 14 a 16 de janeiro, em Nova Iorque (EUA). Essa foi a mensagem compartilhada hoje (25) no Café com Lojistas Pós NRF pelos palestrantes Giane Guerra, apresentadora e colunista de economia da Rádio Gaúcha; Alexandre Skowronsky, sócio-Diretor de Estratégia e um dos fundadores da agência Global; José Renato Hopf, especialista em sistema da informação e telecomunicações e fundador da GetNet e 4all, e Otelmo Albino Drebes Junior, diretor de Marketing e Vendas das lojas Lebes.

Só em 2017 mais de 8 mil lojas físicas encerraram suas atividades nos Estados Unidos. O dado, um tanto alarmante, foi apresentado por Alexandre Skowronsky como uma maneira de alertar os lojistas: “O forma tradicional e linear que o varejo está acostumado não garante mais os resultados esperados.” Segundo ele, o setor passa por uma profunda transformação global, que diferente do que muitos pensam não trata-se apenas de uma revolução digital. “Ou estamos dormindo ou estamos conectados, não é mesmo?

Porém, mais do que isso estamos diante de uma revolução de valores e percebemos cada vez mais uma mudança nos hábitos e comportamentos dos consumidores. Estamos diante de uma transformação cultural e digital, uma influenciada pela outra e vice-versa”, explicou. O desafio, conforme Skowronsky, é fazer com o negócio acompanhe a jornada do consumidor, integrando os ambientes on e off-line com uma relação multiplataforma.

Além disso, mais do que investir em tecnologia é importante apostar em experiência e ter claro qual é a natureza do negócio e o que pretende transformar. “É fundamental repensar o negócio e só depois disso definido buscar a tecnologia que mais apoie essa mudança”, defende José Renato Hopf. Muito se fala em tecnologia, mas o investimento só será efetivo se alinhado à estratégia da marca,. “Tem que proporcionar a experiência do cliente, tem que fazer com que o teu propósito tenha sentido”, disse.

Segundo Hopf, estamos na era da economia de acesso e isso tem que prevalecer nas relações com os consumidores. Afinal, nunca a loja física foi tão fundamental como no momento em que estamos vivendo. “As pessoas estão em busca de experiências e relações e é no PDV que a marca interage com seus clientes e cria conexões. Precisamos combinar forças tradicionais com a estratégia digital, dando significado para as informações”, disse.

Otelmo Albino Drebes Junior reforçou a ideia apresentando sua visão de lojista que foi para Nova Iorque acompanhar as tendências e que volta para o Estado com ainda mais força para colocar em prática na Lebes. Para ele, a grande mensagem foi simplicidade e propósito, uma vez que a complexidade do negócio não pode chegar ao cliente. “Precisamos ser simples, ter processos claros, bem definidos e facilitar ao máximo a experiência do cliente dentro da loja”. Para isso, Otelmo foi categórico: “Não adianta querer oferecer tudo e a qualquer momento para o consumidor. As pessoas buscam resolver um problema no mundo e querem se conectar com quem tem um propósito. Por isso, entenda a dor do seu cliente e oferte uma solução completa e no contexto certo”, finalizou.  

Inscrições abertas

O próximo Café com Lojistas já tem data para acontecer e está com inscrições abertas. Será no dia 21 de fevereiro, a partir das 8h30, no Auditório Henrique Gerchmann (Rua dos Andradas, 1234, 9º andar). O evento contará com a palestra de Pedro Lutz Ramos, doutor em Economia pela UFRGS e integrante da equipe do Sicredi, que vai compartilhar suas expectativas e projeções econômicas para 2018. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Garanta sua vaga agora mesmo e participe! 

Veja também

    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre pode abrir com funcionários no domingo, dia da eleição

    Veja mais
    Noticias

    Fabiano Zortéa destaca a importância do cliente em palestra no Conectar Hub

    Veja mais