Eletrodomésticos não podem ser vendidos sem selo do Inmetro

A partir desta terça-feira (1), lojistas não podem mais vender eletrodomésticos sem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A resolução obriga…

A partir desta terça-feira (1), lojistas não podem mais vender eletrodomésticos sem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A resolução obriga que os 164 tipos de produtos elétricos tragam o selo do órgão estampados na embalagem do produto.

A medida vale para diversos eletrodomésticos entre cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, fogões, fornos elétricos, secadoras de roupa, ferros de passar, torradeiras, sanduicheiras, máquinas de lavar louças, adegas, congeladores e secadores, entre outros produtos.

O diretor técnico do Inmec/AL, Osman Navarro Júnior, explicou que a medida foi tomada porque pesquisas mostraram que estão acontecendo muitos acidentes domésticos com esses produtos. “Os mais comuns são choques elétricos em crianças e cozinheiras”, disse.

A exigência vale para os produtos fabricados no Brasil e para os importados. A proibição exigiu que as lojas negociassem com os fornecedores, que também estão sujeitos à penalização. “Nós temos alguns problemas com fornecedores, mas já estamos em negociação. Também estamos com um mutirão para retirar da loja os produtos que não possuem o selo”, informou o gerente de eletrodomésticos de uma loja de departamento, Jonathan Garcia.

As multas variam de R$ 800 a R$ 30 mil e dobram em caso de reincidência. A partir de quarta-feira (2), equipes do Inmec vão às ruas cobrar a medida, que ainda não vale para alguns itens como forno micro-ondas e ventiladores. “Esses itens não entraram ainda porque está sendo preparada uma regulamentação específica para cada um deles”, explicou Navarro.

Veja também

    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais