Empoderamento feminino em pauta no Café com Lojistas Especial de Dia da Mulher

Edição especial, que aconteceu nesta quarta (07), contou com a presença de Denise Ovádia, Iva Cardinal e Fabiana Estrela

Fuja do estereótipo e siga suas escolhas. Em poucas palavras, esse foi o tom do Café com Lojistas especial na semana da Mulher, realizado nesta quarta-feira, dia 07, conduzido por Denise Ovádia, da LHH POA, Iva Cardinal, empresária, consultora e coach profissional, e Fabiana Estrela, diretora do Sindilojas Porto Alegre e dona da Estrela Franquias.

Denise Ovádia iniciou o encontro mostrando as quatro principais fases históricas do feminismo e provocou as participantes a pensarem sobre os tabus que fazem com que a luta das mulheres por igualdade de direitos deva continuar. “A participação feminina no mercado do trabalho ainda é inferior a dos homens, já quando trata-se das atividades domésticas as mulheres gastam, em média, 4 vezes mais tempo que os homens. E esse é só um exemplo. Existe um tabu sobre o que é atividade de homens e de mulheres e temos que lutar pelo dia que não haverá distinção por gênero e que a mulher ocupe todo e qualquer lugar que ela queira”, disse.

Na sequência, Iva Cardinal abordou os problemas gerados para as mulheres pela imagem da “mulher maravilha”. Segundo ela, é um estereótipo que precisa ser descontruído. “Não existe único, um modelo único que a mulher deva seguir. Ela não tem que ser linda, maquiada, profissional e dona de casa. Pelo contrário, ela tem que seguir suas próprias escolhas e é nisso que consiste o empoderamento feminino”, afirma. Para isso, Iva deu uma dica importante: “baixe o nível de exigência consigo mesma, minimize os riscos e desempenhe um papel de cada vez. O melhor momento não vai aparecer, por isso vai lá e faz.”

Por fim, a empresária Fabiana Estrela, que está à frente da Estrela Franquias, detentora das marcas Caverna do Dino e Barriga Estrela, foi além e disse que mais que mulheres maravilhas, o mundo precisa de mulheres dispostas a arriscar e inovar. “um ambiente que busca a excelência de super-heroínas, não está aberto a imperfeição, ao erro, não estimula a criatividade e não se abre à inovação. E isso é fundamental para que as mulheres conquistem cada vez mais um espaço autêntico”, disse. Para isso, ela deu seu próprio exemplo e mostrou como desenhou sua trajetória profissional do setor da saúde para o varejo. “Comecei minha carreira como fonoaudióloga e só depois ingressei no varejo. E isso não foi um problema, mas uma oportunidade. Temos que usar cada vez mais a conjunção ‘e’ e nos permitirmos ousar e experimentar”, finalizou.

Inscrições abertas

O próximo Café com Lojistas já está com inscrições abertas e acontecerá no dia 21 de março, a partir das 8h30, no Auditório SENAC (Rua Cel. Genuíno, 130, 9º andar). Nesta edição, o tema será transformação digital e contará com a palestra de Daniel Skowronsky, fundador e diretor de estratégia da agência Global. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Inscreva-se aqui.