Empreendedores do comércio estão mais otimistas com o 2º trimestre
Os próximos três meses devem ser melhores para PMEs do comércio, se comparados às expectativas dos primeiros meses do ano, segundo o Insper
A confiança dos pequenos e médios empresários brasileiros está mais alta. E o segundo trimestre deve ser positivo, segundo mostra indicador do Insper. O aumento da confiança dos empreendedores cresceu 3,04% em relação ao primeiro trimestre do ano.
Por segmento, houve alta de 3,6% no otimismo do Comércio, seguido dos Serviços com alta de 2,6% e da Indústria, com alta de 2%.
“A retomada gradual da confiança do empresário contribui para a tomada de decisão nos negócios”, afirmou Marcelo Aleixo, superintendente executivo do segmento Negócios & Empresas do Banco Santander. O banco apoia a elaboração do indicador do Insper.
“Aparentemente, foi superada a frustração do final do ano passado com a demora para o surgimento de sinais positivos na economia”, afirmou o professor Gino Olivares, responsável pela pesquisa.
Expectativa
Entre os índices analisados pelo Insper, o que mais cresceu foi a expectativa de uma melhora no cenário econômico, que subiu 6%, em relação ao período anterior.
Para os próximos três meses, os pequenos e médios empreendedores estão mais otimistas também em relação ao próprio ramo de atividade (3,8%), faturamento (3,5%) e lucro (3,1%).
O otimismo em relação aos investimentos também cresceu, em 1,2%. Já em relação ao emprego, houve manutenção do otimismo – em 0,5%.
Fonte: Portal NoVarejo