Empresas gaúchas com mais de 50 funcionários estão mais otimistas, revela Fecomércio-RS

O otimismo do empresário varejista do Rio Grande do Sul permanece, apesar de ligeira queda em uma comparação com meses anteriores. O resultado de setembro do ICEC-RS (Índice de Confiança do Empresário do…

O otimismo do empresário varejista do Rio Grande do Sul permanece, apesar de ligeira queda em uma comparação com meses anteriores. O resultado de setembro do ICEC-RS (Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS) marcou 126,0 pontos, com queda em relação a agosto (129,7 pontos) e a julho (129,0 pontos). Os resultados fazem parte da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada nesta segunda-feira (10) pela Fecomércio-RS.

A pequena baixa foi impulsionada principalmente pelas empresas com até 50 funcionários, para as quais o índice de confiança caiu de 129,5 em ago/11 para 125,7 em set/11. Para as empresas com mais de 50 funcionários, a confiança teve aumento, passando de 141,8 em ago/11 para 142,8 em set/11. Na classificação por grupo de atividades, houve queda para todos os grupos, e as empresas com vendas concentradas em bens não duráveis foram as mais confiantes (128,7).

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, explica que o comportamento verificado em setembro foi influenciado pelas expectativas quanto ao futuro e pelas projeções de investimentos, que tiveram queda no mês. “O recrudescimento da crise europeia e os impactos projetados sobre o crescimento da economia brasileira, que já se encontra em processo de desaceleração, influenciam a formação de expectativas menos favoráveis para o futuro”, disse De Marchi.

O ICEC é medido em todas as capitais brasileiras e é formado por três componentes: Índice de Condições Atuais – ICAEC, que teve 112,2 pontos; o Índice de Expectativas – IEEC, que marcou 157,6 pontos; e o Índice de Investimentos – IIEC, que teve 108,2 pontos. Em Porto Alegre, são pesquisados cerca de 328 estabelecimentos do comércio varejista.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais