Empresas poderão adotar espaços verdes em rotatórias e avenidas de Porto Alegre

Através de decreto, prefeitura da capital regulamentou a adoção dos verdes complementares, com a finalidade de prover manutenção dos espaços

A adoção de espaços gramados em rotatórias, centros e laterais de avenidas foi regulamentada pela prefeitura, através de decreto assinado pelo prefeito Nelson Machezan Júnior. Os adotantes poderão utilizar os locais, chamados "verdes complementares" pela prefeitura, para publicidade. Em troca, deverão manter serviços de manutenção, como limpeza, poda e pintura de meio fio e também a instalação de iluminação e mobiliário de uso público. O decreto ainda não foi publicado no Diário Oficial do município.

São mais de 400 verdes complementares espalhados por Porto Alegre, como garante o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. A adoção já está prevista por lei complementar editada em 2009. Com o decreto, a prefeitura regulamenta e estabelece as diretrizes para a parceria com os empresários para a manutenção desses espaços públicos.

"Isso devolve ao público a oportunidade de voltar a frequentar os espaços, que estão abandonados", reconhece o titular da pasta. A prefeitura estima em R$ 5 mil a R$ 7 mil o custo mensal para a manutenção dos verdes complementares.

Pessoas jurídicas interessadas em adotar algum espaço devem acessar o site do projeto.

Medida é interessante, mas paliativa, diz associação

As reclamações sobre mato alto nos canteiros e ruas de Porto Alegre são frequentes, segundo o presidente da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), Pedro Dias. "O problema é pior nas periferias. Se o centro está abandonado, imagina os bairros mais afastados", diz ele.

A adoção dos espaços de verde complementar, avalia Pedro, é interessante. Mas ele opina que a prefeitura deve voltar a investir em manter a cidade limpa. "Eu acho que é uma coisa viável, mas a prefeitura não pode abrir mão de seu papel", aponta ele. "Só isso não adianta. É paliativo", reforça.

"As pessoas reclamam, e com razão", aponta o secretário Ramiro Rosário. Porém, a regularização do serviço de capina, com a renovação do contrato com a empresa licitada para o serviço, em janeiro deste ano, deve melhorar a limpeza das ruas. Além disso, a prefeitura estuda facilitar a adoção de praças, para contar com a iniciativa privada, como no decreto dos verdes complementares.