Empresas que liberarem funcionários nos jogos da Copa podem pedir compensação das horas

Várias empresas optaram por liberar funcionários nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Algumas porque projetam que a produtividade seria mesmo baixa e outras que já estão mesmo reduzindo a produção, como fabricantes de veículos.

Advogado trabalhista, Adriano Dutra da Silveira afirma que a empresa pode pedir a compensação, ainda na semana, das horas de liberação. Significa que os funcionários teriam que trabalhar a mais nos demais dias. Diz que a lei determina que cabe ao empregador definir o horário de trabalho.

Silveira alerta, no entanto, para quando a empresa não permitir que o funcionário trabalhe no horário do jogo, mesmo que ele queira. Estes casos podem gerar discussão na Justiça no futuro.

– A recomendação, como sempre, é o bom senso.