Endividamento dos gaúchos registra queda de 31% em maio

O percentual de gaúchos endividados apresentou queda em maio, ao cair para 52,4% de famílias que afirmam terem dívidas, na comparação com maio de 2012 (76,7%). A queda de 31% acentua a informação de que,…

O percentual de gaúchos endividados apresentou queda em maio, ao cair para 52,4% de famílias que afirmam terem dívidas, na comparação com maio de 2012 (76,7%). A queda de 31% acentua a informação de que, em média, nos cinco primeiros meses do ano, o percentual de famílias endividadas foi 8,8 pontos percentuais inferior ao verificado no mesmo período do ano anterior. As informações constam na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (Peic-RS) referente ao mês de maio, divulgada nesta quarta-feira pela Fecomércio-RS.

Para o presidente da Federação, Zildo De Marchi, o menor crescimento da atividade econômica e a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito são fatores que contribuíram para amenizar a expansão do crédito e, consequentemente, o percentual de endividamento.

– Apesar do mercado de trabalho aquecido, o aumento da inflação provavelmente tem afetado a confiança dos consumidores, com reflexo negativo no consumo e, consequentemente, na formação de novas dívidas”, explica De Marchi.

A parcela de famílias que se declara muito endividada voltou a cair de 13,3% em abril para 11,8% em maio, fortemente influenciada pelas famílias com renda inferior a 10 salários mínimos. A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou queda, passando de 34,7% em abril para 30% em maio.

Houve um aumento do tempo de comprometimento com dívidas na relação com o mês anterior. Atualmente, 48,2% das famílias endividadas afirmam estar comprometidas com pagamento de dívidas por período superior a um ano. Com isso, o tempo de comprometimento passou de 8,3 meses, registrado em abril, para 8,8 em maio.

Os principais tipos de dívidas mencionadas pelos entrevistados são cartão de crédito (70,4%), carnês (34,6%) e crédito pessoal (21,1%), considerando resposta que pode citar mais de uma opção.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais