Enquete: 74% de consumidores pesquisados pelo Idec estão endividados

SÃO PAULO – De acordo com levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), 74% dos internautas que responderam à pesquisa do órgão estão endividados. A notícia positiva é…

SÃO PAULO – De acordo com levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), 74% dos internautas que responderam à pesquisa do órgão estão endividados. A notícia positiva é que, dos endividados, 35,5% estão confiantes que serão capazes de pagar suas dívidas no prazo correto. Por outro lado, os dados também mostraram que 38,5% do total de endividados encontrarão problemas em quitar suas dívidas nos próximos meses. Essa dificuldade eleva o risco dessa parcela passar da posição de simples detentores de dívidas para a de inadimplentes.

Economizar e planejar

Para enfrentar os débitos pendentes e se afastar das dívidas, o Idec recomenda à população duas atitudes simples: planejamento e economia de custos. Primeiramente, é preciso realizar uma análise das despesas verificando e anotando cada gasto do mês. Nesse processo, recomenda-se a utilização de uma planilha de orçamento. Fazer esse tipo de acompanhamento mensal é importante, pois com ele o consumidor adquire uma visão melhor dos seus gastos, ficando mais consciente, inclusive na hora de fazer corte dos gastos desnecessários. Economizar também é imprescindível e, mudando apenas alguns hábitos, é possível guardar quantias de dinheiro que podem ser a solução para quitar as dívidas e também adquirir algum bem.

Check-list

O instituto elaborou algumas dicas úteis na hora de organizar as finanças, como procurar realizar as compras a vista, evitando parcelamentos; pesquisar preços e pedir descontos; pesquisar menores taxas de juros na hora de realizar um parcelamento; evitar gastos desnecessários; e gastar somente 90% do salário, guardando o resto para gastos não programados.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais