Entidades empresariais realizam reunião com forças de segurança para debater o assunto em Porto Alegre
Sindilojas Porto Alegre recepcionou as entidades empresariais e as forças de segurança para discutir gargalos e estratégias na melhoria da segurança na capital
Na semana, representantes das principais entidades empresariais da capital – Sindilojas Porto Alegre, CDL POA, SHPOA, Sindha e Sindeedin RS – participaram de uma reunião especial com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), o Comando do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e todos os batalhões da Brigada Militar de Porto Alegre (1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM, 21º BPM). O encontro, promovido com o objetivo de fortalecer a articulação entre setor público e privado, teve como pauta central o cenário atual da segurança pública nas áreas comerciais da cidade.
Durante a reunião, foi apresentado um dado preocupante: cerca de 80% das chamadas realizadas para o número 190 não configuram situações de emergência, o que compromete a agilidade e eficiência do atendimento aos casos realmente críticos. Nesse contexto, os representantes das forças de segurança reforçaram a importância do correto uso do canal e da formalização das ocorrências por meio do Boletim de Ocorrência (B.O.), ferramenta essencial para o direcionamento das ações de policiamento preventivo.
Como encaminhamento, as entidades empresariais propuseram a criação de uma campanha conjunta de conscientização, voltada a orientar empresários, comerciantes e colaboradores sobre os canais adequados para registro de ocorrências e boas práticas em segurança. A iniciativa pretende esclarecer dúvidas, evitar o uso indevido dos serviços emergenciais e contribuir com informações relevantes para o trabalho das forças de segurança.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a união entre os setores é fundamental: “Só com diálogo permanente e ações conjuntas conseguiremos avançar em soluções efetivas para garantir mais segurança nas regiões comerciais da nossa cidade.”
A reunião marca mais um passo importante no fortalecimento da cooperação entre o setor empresarial e as autoridades de segurança pública, com foco na construção de uma Porto Alegre mais segura para todos.