Entrevista exclusiva com Nathalia Arcuri, palestrante da FBV 2018

Poupadora desde os 7 anos, ela criou a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil para dar independência às pessoas. 

Criadora do Me Poupe! – um dos mais conhecidos canais de vídeos sobre finanças, com 1,3 milhão de inscritos –, a jornalista e educadora financeira Nathalia Arcuri é uma das palestrantes da 6ª edição da Feira Brasileira do Varejo. Poupadora desde os 7 anos, ela criou a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil para dar independência às pessoas na relação com o dinheiro. Na FBV, Nathalia vai falar sobre empreendedorismo.

> Como surgiu o Me Poupe! e como são escolhidos os temas dos vídeos?

O Me Poupe! surgiu como um quadro para a emissora em que eu trabalhava, já que eu era uma nerd das finanças, mas a ideia não foi aprovada. Então resolvi usar as ferramentas mais disponíveis, acessíveis e democráticas que eu tinha na mão e comecei um blog. Só depois, criei o canal do YouTube. Os temas para o Me Poupe! saem da minha vivência e do que eu acho que falta às pessoas. Busco preencher lacunas que às vezes nem as pessoas sabem que precisam ser preenchidas.

> Quais os desafios de tratar de finanças de forma descontraída?

Para mim não é um desafio, é muito natural. Se você pegar os textos do blog, desde o primeiro, eu falo como se estivesse conversando com uma amiga. Eu sempre gostei muito de escrever cartas e minhas cartas sempre foram muito engraçadas, cheia de parênteses e aspas. Quando comecei o blog, fiz a mesma coisa. E quando fiz o canal, levei esse jeito de me comunicar para a câmera.

> Muitas pessoas têm aversão ao tema finanças. Quais são os retornos que você recebe?

A maior parte é positiva, de pessoas que falam “nunca imaginei que eu fosse gostar de finanças, mas hoje eu entendo, gosto, invisto e quero saber mais”. E tem quem ache que não faz sentido tratar de um tema sério com “displicência” e humor. Mas o objetivo do canal é chegar às pessoas que não gostam de finanças, pois quem gosta já busca esse conteúdo. A ideia é atrair o público que não quer se interessar, mas deveria porque é uma necessidade para todo mundo que habita este planeta.

> O que é (Chi)coaching, que será seu tema na FBV?

(Chi)coaching é meu método de mudança de mindset. Quando decidi fazer o Me Poupe!, eu tinha o conhecimento empírico, de poupar, investir, mas precisava de uma base teórica para ter credibilidade. Fui estudar neurociência, psicologia econômica e coaching, pois creio que só mudando a cabeça e a atitude é que mudamos de verdade. (Chi)coaching é uma zoeira que vem do coaching. Ele estabelece metas, é prático e focado no curto prazo, com pequenas atitudes diárias que vão levar a resultados maiores. É um método muito eficaz!

> Qual sua expectativa na FBV?

Fico feliz em falar sobre consumo sustentável e sobre como é possível lucrar com isso. Eu sempre falo para as pessoas economizarem, pensarem antes de comprar, mas não vou à feira para jogar um balde de água fria no consumo, muito pelo contrário. Vou falar sobre como é importante dar ferramentas para que o cliente faça uma compra consciente, pois quando isso acontece, ele se sente cuidado. E ninguém é beneficiado pelo consumo desenfreado, pois no longo prazo todo mundo perde quando o consumidor compra além do que pode.

Inscreva-se!

Palestra: (Chi)coaching financeiro para empreendedores
Data: 29 de maio
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787, Sarandi)
Inscrições: feirabrasileiradovarejo.com.br

A entrevista faz parte da edição de março da Conexão Varejo. Para ficar pode dentro de todas as novidades e tendências do varejo, você também pode acompanhar o conteúdo através da edição online que está disponível aqui. Boa leitura! 

 

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais