Especialista afirma que o direito do consumidor é obrigatório

Após 20 anos de sua criação, o Código Nacional de Defesa do Consumidor é considerado a melhor legislação mundial da área. A afirmação é do presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do…

Após 20 anos de sua criação, o Código Nacional de Defesa do Consumidor é considerado a melhor legislação mundial da área. A afirmação é do presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BrasilCon/RS) e professor da Escola de Superior da Magistratura, Cláudio Bonatto. Ele participou do Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor, realizado ontem, em Porto Alegre, e citou que inúmeras autoridades estrangeiras vêm ao Brasil seguidamente e citam o sistema de defesa do consumidor como exemplo.

O debate ficou acerca do valor do código, sua aplicação correta e sua raiz, que tem base em cláusula pétrea da Constituição, na qual diz que o Estado deverá promover na forma de lei a defesa do consumidor. “Isso tem uma abragência científica extraordinária porque a própria Constituição diz que os direitos e garantias são intocáveis”, explica.

Bonatto credita à lei o incremento que a economia do País tem sentido. “Este código não é de proteção ao consumidor tão somente, mas de proteção dos agentes econômicos porque o inimigo do agente não é o consumidor, e sim o empresário desonesto que frauda ICMS, IPI, copia produtos e marcas e tem dinheiro para baixar preços e matar o empresário honesto.”O professor explica que a percepção negativa que os cidadãos têm do sistema de defesa acaba sendo responsabilidade das próprias pessoas, uma vez que não há no brasileiro a cultura de buscar os direitos, achando que vai se incomodar.

O desembargador do Tribunal de Justiça Francisco José Moesch disse que hoje mais de 50% dos processos cíveis tratam direta ou indiretamente ao Código do

Consumidor, enquanto nos juizados especiais o percentual é de mais de 70%. “Em razão desses números, o Ensino Superior está tornando obrigatória a cadeira de direito do consumidor, até então eletiva em muitos cursos.”

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais