Estimativa é de aumento nas vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado
Lojistas esperançosos com movimento ainda maior que o atual
Com dias escaldantes neste verão, os lojistas vêm vendendo os eletrodomésticos tradicionais da estação em boa escala.
O levantamento sobre vendas desses dois produtos, realizado pelo Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre, mostra que para 47,5 % dos lojistas, as vendas de ventiladores tendem a crescer. Já para a compra de ares-condicionados, esse número sobe para 73,3%.
Em relação ao ano de 2024, para 27,1% dos lojistas entrevistados, as vendas de ventiladores cresceram, enquanto que para mais de 53%, houve aumento nas vendas de aparelhos de ar-condicionado.
Modelos mais vendidos
Uma boa notícia a quem está atrás do seu aparelho eletrodoméstico, seja ventilador ou ar-condicionado, é que, segundo os respondentes, cerca de 10% é a média de desconto nas lojas em que oferecem esse benefício. E isso se dará enquanto durar o estoque.
Os ventiladores mais vendidos até aqui neste verão são os de pedestal (42,4%), portátil (27,1%) e ventilador de teto (15,3%). Já quanto aos ares-condicionados, o tipo Split recebeu todas as citações, com 100% da procura por conta dos consumidores. O aparelho portátil não foi citado.
O valor médio do ventilador mais vendido neste ano ficou em R$ 232,00, ante os R$ 236,00 de 2024. Já o valor médio do ar-condicionado mais vendido agora em 2025 ficou em R$ 2.585. No ano passado o valor era de R$ 2.400.
Demais dados da pesquisa:
Os clientes se preocupam em comprar produtos com baixo consumo de energia?
Sim – 15,6%
Não – 84,4%
Principal forma de pagamento nas lojas físicas:
Parcelado no cartão de crédito – 79,7%
Á vista no débito – 14,1%
Á vista em dinheiro – 3,0%
Principal forma de pagamento nos canais online:
Link de pagamento – 74,1%
Pix – 14,8%
Parcelado no cartão de crédito – 11,1%
Local de venda:
Loja física – 57,8%
Loja física e online – 40,6%
Online – 1,6%
Para o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, a pesquisa apresenta dados compatíveis com a realidade, com boa parte dos consumidores comprando. “A estação mais quente do ano tem se mostrado agressiva, com os tradicionais dias abafados, impactando na compra desses eletrodomésticos. As vendas vêm acontecendo e segundo a pesquisa, há margem de aumento, impactando de forma positiva toda essa cadeia produtiva”, afirmou.
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