Evoluir é preciso

Mesmo sem uma fórmula mágica, aprender a se reinventar é a solução para não ficar esquecido na memória dos clientes

O mundo dos negócios vive um constante processo de mudanças. O que no passado era a solução para alguma demanda pode não ser mais eficiente, já que o consumidor mudou. Entender o que ainda funciona e quais mudanças podem agregar valor ao negócio é essencial. Até mesmo a gigante Netflix teve que mudar para sobreviver, já que iniciou com a entrega de DVDs via correio, em 1997. Na sua trajetória, foi até menosprezada pela rede de locadoras Blockbuster, principal concorrente na época, que não via futuro no negócio e não quis comprar a marca. O lançamento do streaming, em 2007, foi o ponto de virada da Netflix, que hoje domina o segmento, com 117,5 milhões de assinantes no mundo.

Transformação também está na história da centenária Elmhurst, que começou vendendo laticínios nos Estados Unidos e hoje trabalha somente com leites vegetais. A mudança veio quando a marca percebeu a queda da demanda de produtos lácteos tradicionais em função da maior conscientização dos consumidores com relação à causa animal e a preocupação com a saúde. Por isso, inovação precisa ser uma prática tanto das empresas novas quanto das que têm décadas de atuação, seja no varejo ou em qualquer outro segmento, como a Hi-Fi Coffe Beer Film e a Barbearia Imperador. E, nesse processo, a essência e a história do negócio não precisam ser esquecidas.

Manter a essência

Com 54 anos de história, a barbearia Imperador, no Centro Histórico, não se abalou com a concorrência dos novos modelos que vêm surgindo no segmento. Manter a tradição na qualidade dos serviços e no tratamento com o cliente é o que continua movendo o negócio. “Temos clientes que frequentam o salão desde a fundação e têm orgulho em dizer que nunca sentaram na cadeira de outra barbearia”, comenta Vilmar Chaves, que trabalha há 32 anos na barbearia e há dez se tornou proprietário. “Comecei minha história aqui aos 21 anos e percebo que o mercado sofreu grandes transformações. Os novos modelos de barbearia atendem um público que procura entretenimento, além do serviço. No nosso caso, a maioria dos clientes ainda busca agilidade e qualidade, mas estamos sempre de olho nas novidades e já atendemos até a quarta geração dos clientes”, observa. Vilmar acredita que um negócio pode ser ao mesmo tempo conservador e moderno, desde que se mantenha atento. Para ele, não existe segredo para continuar vivo no mercado. “Temos a prática e o manuseio da ferramenta, basta trabalhar com disciplina e, acima de tudo, ter respeito e carinho pelo cliente”, finaliza.

 

“Se reinventar é buscar o novo naquilo que sabemos fazer.” Vilmar Chaves, proprietário da Barbearia Imperador

De olho no mercado

Inaugurada em 1991, a Hi-Fi Coffe Beer Film, na época Hi-Fi Vídeo, mantinha o serviço de locação de fitas VHS no bairro Independência. Além dos lançamentos, oferecia filmes alternativos de diversos países e logo se tornou um dos acervos mais completos de Porto Alegre. O avanço da tecnologia, embora previsto, trouxe um grande desafio para o proprietário, Eduardo Montin. “Sabíamos que a era digital chegaria e que não daria para remar contra a maré, pois os executivos dos grandes estúdios e distribuidoras anunciavam as mudanças que de fato afetaram o setor”, explica. O caminho para a mudança já estava planejado há cinco anos, porém só foi colocado em prática em meados de 2010, quando o movimento caiu bruscamente. Para compensar, o espaço ganhou uma cafeteria e aos poucos novos atrativos foram agregados, como cervejas artesanais e apresentações musicais. “Para conseguir mudar e seguir relevante é preciso estar atento ao que ocorre no mundo. Não resistir às novidades, ouvir e dar muita atenção ao que o consumidor diz é a chave para não desaparecer”, finaliza Eduardo.

Gostou desse conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!

 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais