Expectativa da economia para 2023 é destaque do Café com Lojistas

Encontro debateu cenários internacionais, nacionais e negócios

Na manhã desta quarta-feira, dia 23, o Sindilojas Porto Alegre promoveu o Café com Lojistas – tradicional evento da entidade – no Hotel Swan Generation. Nesta 10ª e última edição do ano, contou com a participação do palestrante Rafael Disconzi, economista, head da área de controladoria e finanças do Sebrae-RS e professor da PUCRS.

O encontrou abordou os contextos da economia para o próximo ano relacionados ao exterior, ao Brasil e o seu negócio/empresa. Sob o tema “Cenário Econômico em 2023”, Rafael discorreu para uma plateia interessada e participativa.

No que se refere ao ano que vem, Disconzi alertou sobre os desafios no cenário internacional. O mundo vai seguir enfrentando desafios, ainda que isso possa gerar oportunidades. O inverno na Europa, com a diminuição da oferta de gás, devido à guerra, será custoso e vai mexer com o mercado, assim como o mercado americano e suas mudanças nas taxas de inflação e de emprego. Essas consequências espirram em nosso país e precisamos estar alertas. “O dólar forte deve persistir por um tempo, assim como os juros. Sendo assim, o investidor migra para países mais desenvolvidos atrás de uma moeda forte”, comentou.

Impacto no Brasil

Por mais que o dólar seja forte, o Real está valorizado frente à moeda estrangeira neste ano de 2022, e o que pode definir o cenário econômico para 2023 são as ações tomadas a partir de agora. O teto de gastos, programa de transferência de renda e qual a linha econômica o país vai seguir, ditará o ritmo do quão desafiador será o próximo ano. Segundo o palestrante, “a política fiscal é o que se tem de mais urgente para resolver”. “Responsabilidade de não gastar mais do que arrecada é um bom ponto de partida”.

Como pensar na sua empresa em 2023

Atente-se ao seu negócio! Esta foi a frase usada por Rafael Disconzi para iniciar sua fala sobre como preparar a empresa aos desafios que venham a surgir.
Segundo ele, “o ano de 2023 será de pouca movimentação na economia”, mas a organização e o planejamento de cada um vão fazer a diferença. “Veja a oportunidade que aparece na sua frente, antecipe o futuro com suas previsões de vendas e saiba investir em áreas de marketing e na sua equipe. Os meses de novembro e dezembro são ideais para isso”, destacou.

Para finalizar, Rafael enumerou alguns pontos importantes que precisam ser relevantes para o empresário. Inovação e rentabilidade. E algo que segundo ele, é uma missão possível. “Mais importante do que o lucro, é fluxo de caixa. Ali que o seu negócio dá certo ou não”.

Acesse a apresentação completa de Rafael Disconzi sobre o cenário econômico de 2023 clicando aqui.

Quer saber mais sobre os cursos e eventos que o Sindilojas POA promove? Clique aqui.