Expectativas dos clientes para o Natal é destaque na Conexão Varejo de dezembro

Com menos de um mês para o Natal, as lojas estão prontas e as pessoas devem começar em breve a maratona de compras. Por isso é essencial que os lojistas estejam atentos quanto aos desejos dos consumidores, que devem comprar de quem chamar a sua atenção. A matéria de capa da última edição da Conexão Varejo de 2015 aponta as expectativas dos clientes para o Natal, apresentadas em um bate-papo promovido pelo Sindilojas Porto Alegre entre consumidores e representantes de lojas.

Com menos de um mês para o Natal, as lojas estão prontas e as pessoas devem começar em breve a maratona de compras. Por isso é essencial que os lojistas estejam atentos quanto aos desejos dos consumidores, que devem comprar de quem chamar a sua atenção. A matéria de capa da última edição da Conexão Varejo de 2015 aponta as expectativas dos clientes para o Natal, apresentadas em um bate-papo promovido pelo Sindilojas Porto Alegre entre consumidores e representantes de lojas.

Na editoria Personalidade deste mês, uma entrevista com o economista Ricardo Pastore, coordenador e professor do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM-SP. O mestre em Gestão de Negócios e especialista em Marketing já foi conselheiro de empresas como Pão de Açúcar, Makro e Saraiva Megastore. Na entrevista, ele ressalta os principais pontos de 2015 e faz algumas recomendações para as lojas que desejam se destacar no próximo ano.

Ainda nesta edição, uma matéria especial sobre o Brilha Porto Alegre e a decoração de iluminação do Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão. Além de promover o espírito natalino, que movimenta as ruas e o comércio, o projeto está pautado pela sustentabilidade e leva esse conceito como ordem na decoração do Parcão com a consultoria da ONG Echomundo, do Rio de Janeiro.

A editoria Case do varejo, conta a história do Ateliê Cla De Luca, que com 5 anos de atuação já é referência sobre como fazer negócios por meio da internet. Surgido de uma paixão da empresária carioca Clariça De Luca por biquínis, as vendas começaram quase de brincadeira, quando ela comprou mais de 20 conjuntos em uma viagem e resolveu postar algumas fotos nas redes sociais para ver se as amigas se interessavam. Depois de comprovar que as peças realmente chamaram a atenção, ela resolveu revender os produtos pelo Facebook, em 2011, e depois por WhatsApp. Com o sucesso das peças, em 2014 a empresa criou o e-commerce e praticamente um ano depois abriu o estabelecimento físico. Segundo Clariça, em 2016 a meta é atrair o público masculino. “Essa decisão veio do fato de prestarmos atenção nas nossas clientes, que muitas vezes querem levar presentes para os maridos ou namorados e não encontram uma solução”, afirma a lojista.

No período em que o comércio eletrônico completa 20 anos no Brasil, a Conexão Varejo explica, na quarta matéria sobre modelos de negócio no comércio, como funcionam as lojas virtuais. No primeiro semestre de 2015, o e-commerce brasileiro faturou R$ 18,6 bilhões, 16% a mais do que o período em 2014, e deve fechar com R$ 41,2 bilhões, segundo o estudo WebShoppers, do E-bit/Buscapé Company. O levantamento ainda revela que as vendas online crescem a uma taxa duas vezes maior do que as do varejo tradicional. Bruna Guaragna, proprietária da Pandora T-Shirts, que vende roupas, acessórios e itens de decoração pela internet, explica que “o site tem que transmitir o que a empresa valoriza e diminuir a distância entre marca e cliente oferecendo canais de contato”.

E na editoria Gestão da Inovação, cases de lojistas que apostaram no uso do WhatsApp para se relacionar com os clientes e potencializaram suas vendas. Os exemplares da Conexão Varejo, do Sindilojas Porto Alegre, são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pelo Sindicato, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da publicação estão disponíveis para download em formato digital no site www.sindilojaspoa.com.br. 

 

Fonte: Sindilojas Porto Alegre 

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais