Experiência do cliente é tema-destaque no Café com Lojistas pós-NRF

Evento apresentou as principais tendências e conteúdos da maior feira de varejo do mundo.

O Sindilojas Porto Alegre realizou na manhã desta quarta-feira, 29, uma edição especial do seu tradicional Café com Lojistas, reunindo mais de 150 pessoas, entre empresários e profissionais do comércio. Um dos assuntos mais falados no setor durante o mês de janeiro, a NRF Big Show, foi o tema do evento, onde cinco convidados subiram ao palco do auditório da Faculdade Senac para compartilhar alguns destaques da feira de Nova Iorque.

Fabiano Zortéa, coordenador de Projetos de Moda do Sebrae RS, foi o primeiro a realizar sua apresentação, destacando iniciativas de grandes marcas para aprimorar a experiência do cliente no ponto de venda e com produtos. Entre os exemplos citados por ele estiveram a disponibilização de cestas de duas cores diferentes pela Sephora, loja multimarca de cosméticos e produtos de beleza. A ideia serve para que os funcionários possam identificar os clientes que desejam ser atendidos e aqueles que gostariam de realizar suas compras sem interrupção de vendedores. “A iniciativa é simples e, ao mesmo tempo, serve como estímulo sensorial, pois ao circularem com as cestas as pessoas tendem a consumirem mais”, completou.

A forma como a tradicional marca de jeans Levi's se adaptou ao novo consumidor também foi ponto destacado por Fabiano. Pensando em oferecer a melhor experiência para os “millenials”, a empresa passou a contar com alternativas que agradam a esse público, como a customização das peças em uma loja projetada especialmente para clientes dessa geração.

Em um segundo momento, a gerente de Comunicação e Marketing do Sindilojas Porto Alegre, Graciele Grando, ressaltou a forma como as marcas estão disponibilizando pontos “instagramáveis” em seus espaços para que os clientes compartilhem registros em suas redes sociais. Graciele destacou o trabalho de marcas como a Nike House Innovation, Amazon Books, Glossier, entre outras.

Já o superintendente do Sindilojas Porto Alegre, Alexandre Peixoto, compartilhou sua visão como participante de primeira viagem da NRF. Peixoto destacou a importância de as empresas estarem atentas à toda jornada do cliente, a qual passa pela loja física, redes sociais e chega ao e-commerce. Segundo ele, “analisar a jornada completa do cliente é avaliar o controle de qualidade da loja”.

O Café com Lojistas contou ainda com o relato da sócia-proprietária da Unique Alfaiataria, Cristiane Boaretto, que foi para a NRF em busca de inspiração e soluções tecnológicas para o seu negócio. Cristiane é lojista e iniciou com uma operação em e-commerce, ampliando o seu negócio para loja física.

Por fim, quem deu o seu relato foi a proprietária da loja Les Amours, Mariana Mariano da Rocha. Para ela, que também foi pela primeira vez e ainda por conta própria para a feira, todos os lojistas deveriam se programar e ter a oportunidade de visitar uma edição, ver o que as marcas mundiais estão fazendo e trocar experiências com lojistas de diversos países.

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