Fabiano Zortéa destaca a importância do cliente em palestra no Conectar Hub
Atenção à nova geração de consumidor foi um dos destaques
Na manhã desta quarta-feira, Fabiano Zortea, especialista em estratégias de negócios do SebraeRS, palestrou no Conectar Hub, espaço de inovação do Sindilojas Porto Alegre, abordando um tema crucial para o varejo: fomento do varejo pós-enchente. De início, Zortea disse: “Apaixone-se pelo cliente, e não pelo seu produto”. Em sua apresentação, o especialista em varejo e consumo discutiu os principais desafios enfrentados por empresários na atualidade, como o aumento das vendas, o equilíbrio das finanças e a reconstrução dos negócios em um cenário econômico de recuperação.
Zortéa destacou que, apesar dos desafios, os empresários gaúchos estão otimistas, com quase 40% deles pensando em expandir suas operações nos próximos anos. Além disso, 52% dos empreendedores confiam em um futuro promissor para a economia, o que impulsiona planos de crescimento.
O Desafio das Novas Gerações
Outro ponto de destaque foi a análise sobre a Geração Z, que será responsável por 50% do potencial de consumo até 2027 e representará 27% da força de trabalho até 2026. Zortéa ressaltou que o principal desafio para o varejo físico é fazer com que o cliente queira ir à loja, pois, atualmente, tudo pode ser feito online. Ele também mencionou o papel da Geração Alpha, que, embora ainda não consuma diretamente, tem grande influência nas decisões de compra familiares.
Sustentabilidade e Empatia Digital como Diferenciais
O palestrante enfatizou que a sustentabilidade é uma prioridade para as novas gerações de consumidores. Além disso, ele destacou a importância da empatia digital como uma forma de acelerar vendas, apontando que a capacidade de imaginação e expressão serão habilidades cada vez mais valorizadas tanto nas interações digitais quanto físicas.
Para ele, nenhuma tecnologia pode substituir a experiência do contato físico. Embora 85% das vendas no país ainda aconteçam em lojas físicas, o desafio é criar motivos para que os consumidores escolham ir até as lojas, como a oportunidade de testar produtos, retirar ou devolver compras, e aproveitar promoções exclusivas.
O Futuro do Varejo: Eficiência e Conexão
Zortéa encerrou sua palestra abordando a agenda do varejo para os próximos anos, que deve focar em novos consumidores, sustentabilidade e uma demanda híbrida cada vez maior. Ele destacou a importância de lojas menores, mais eficientes e conectadas à comunidade, bem como a ampliação dos canais de vendas, que devem integrar o físico e o digital para atender às expectativas de conveniência dos consumidores.