Falta de segurança em Porto Alegre é o destaque da Conexão Varejo de setembro

A reportagem especial da revista Conexão Varejo deste mês trata da segurança em Porto Alegre, que vem piorando e impactando diretamente o comércio. Segundo um levantamento do Sindilojas Porto Alegre, 33% das…

A reportagem especial da revista Conexão Varejo deste mês trata da segurança em Porto Alegre, que vem piorando e impactando diretamente o comércio. Segundo um levantamento do Sindilojas Porto Alegre, 33% das lojas da Capital já foram assaltadas desde o início do ano. Além disso, em agosto, diversas categorias paralisaram em protesto ao parcelamento de salários do funcionalismo público, inclusive a Brigada Militar. Com isso, a segurança foi um dos serviços mais prejudicados na cidade. Só em um dos dias de protesto, 61% das lojas da Capital foram impactadas segundo o Sindicato. Neste cenário, mais do que contar com os órgãos públicos, os empresários precisam ser proativos para tentar proteger os seus negócios. Na matéria, você confere algumas iniciativas adotadas por lojistas de Porto Alegre.

Já a editoria Você precisa saber aborda a responsabilidade sobre as calçadas que, quando bem pavimentadas e com a manutenção em dia, facilitam o acesso aos estabelecimentos comerciais. Conforme a Lei Complementar nº 284/92, em vias que possuem meio-fio, a responsabilidade pelo bom estado de conservação do passeio em frente ao estabelecimento é do proprietário do imóvel. Por isso, é importante estar atento aos cuidados com a calçada. No caso dos imóveis alugados, tanto o inquilino quanto o proprietário são responsáveis pelos reparos.

Na coluna Gestão da inovação, a matéria tem como foco a personalização dos produtos, método que tem sido alternativa para conquistar clientes e se destacar em meio à concorrência. A técnica permite que roupas, tênis e outros objetos ganhem frases, símbolos ou cores diferenciadas de acordo com o gosto do consumidor. Para o consultor de Marketing do Sebrae-SP, José Carmo, antes de decidir por essa ação, é preciso avaliar como vai contribuir para o negócio. “A customização não vai sair tão cedo de perspectiva e agrega valor aos produtos, garantindo que rapidamente o lojista recupere o valor que investiu”, afirma.

E a editoria Em foco, a partir deste mês, tem uma novidade. O espaço trará uma sequência de matérias sobre os diferentes modelos de negócio do varejo, apresentando características, vantagens e desafios de cada um. Nesta edição, o destaque é para as franquias. Entre os benefícios desse sistema estão a facilidade de entrar no mercado e conquistar clientes através de uma marca já reconhecida, poder contar com uma consultoria operacional e, também, estabelecer negociações diferenciadas com fornecedores por efetuar compras em escala.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais