Famílias gaúchas mais interessadas na compra de bens duráveis, sinaliza pesquisa Fecomércio-RS

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) apresentou elevação de 6,7% em março em relação ao mês anterior, alcançando 127,4 pontos. O resultado demonstra avanço no campo otimista, mas…

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) apresentou elevação de 6,7% em março em relação ao mês anterior, alcançando 127,4 pontos. O resultado demonstra avanço no campo otimista, mas permanece em patamar inferior ao do mesmo período do ano passado, quando marcou 135,5 pontos. Para a Fecomércio-RS, que divulga a pesquisa que é apurada pela CNC, tal comportamento é coerente com a conjuntura econômica atual, visto que este ano se iniciou com perspectivas menos positivas do que 2011.

Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a elevação mensal foi disseminada por seis componentes do ICF-RS. O único indicador a apresentar queda no mês foi a confiança em relação ao emprego atual (-8,4%). No mês de março, chamou a atenção o resultado isolado conquistado pelo indicador de momento para o consumo de duráveis, que atingiu 166,9 pontos, um acréscimo de 17% na comparação com o mês anterior. “A combinação de taxas de juros mais acessíveis e preços mais baixos, como reflexo da apreciação cambial, têm possibilitado esse momento positivo para a compra de bens duráveis”, comenta De Marchi.

A perspectiva de consumo mostrou elevação de 11,4% em relação a fevereiro e atingiu um patamar superior a março de 2011. Com isso, o indicador recuperou parte da perda dos últimos quatro meses. No entanto, a intensa variabilidade do índice faz com que sejam necessários esperar os próximos meses para se verificar se isso se confirma ou não como uma tendência de melhora da perspectiva de consumo.

Resultados de Março:

– ICF-RS: 127,4 pontos
– Emprego Atual: 127,7 pontos
– Renda Atual: 137,9 pontos
– Perspectiva Profissional: 117,8 pontos
– Acesso a Crédito: 122,3 pontos
– Nível de Consumo Atual: 99,8 pontos
– Perspectiva de Consumo: 119,6 pontos
– Momento para Duráveis: 166,9 pontos

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais