FBV 2017 bate recorde de público

Cerca de 7 mil pessoas visitaram a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo 
 

Três dias de trocas de conhecimento e experiências. Mais de 60 palestrantes renomados nacional e internacionalmente. Soluções para o varejo em mais de 50 estandes. Estimativa de 1300 negócios fechados com uma média de 108 prospects por expositor. Uma projeção financeira de 4 milhões de reais em decorrência de negócios prospectados durante a feira. Tecnologia, cases e inovação para o mercado varejista. O verbo que define a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, é qualificar. Qualificar o setor, o lojista e também o consumidor. Com recorde de público, cerca de 7 mil pessoas passaram pelos corredores e salas de palestras da FBV 2017, que iniciou na última quarta-feira (12) e encerrou hoje (14) no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a Feira superou todas as expectativas. “O evento é um realização que beneficia diretamente o comércio varejista, proporciona uma troca de experiências, um feedback apurado, criando novas relações e novas parcerias que serão levadas para fora da Feira. Tenho orgulho de dizer que superamos as expectativas, o público compareceu, os palestrantes nos brindaram com seus conhecimentos oriundos de diversas áreas, mas que tem em comum o mesmo objetivo. Estamos satisfeitos em ver o evento crescendo cada vez mais, se tornando uma referência para o mercado não somente do Rio Grande do Sul, mas também de todo o Brasil”, destacou.

Para o presidente da FBV, Ronaldo Sielichow, o evento deu a oportunidade de vislumbrar o varejo do futuro, apresentando as últimas novidades em tecnologia, desde robôs que gerenciam as prateleiras até dispositivos que analisam o comportamento dos clientes em tempo real. “É hora de investir no novo, se diferenciar, quebrar paradigmas e não parar no tempo. E isso só é possível com a soma de esforços para promover capacitação e disseminar conhecimento. O legado que a FBV 2017 deixa para os lojistas, empresários e sociedade como um todo é que com qualificação há, não só uma luz no fim do túnel, mas uma perspectiva de retomada e crescimento”, destacou.

Em paralelo à Feira ocorreu o Congresso Brasileiro do Varejo, que contou com a participação de especialistas de áreas como franquias, inovação, empreendedorismo, economia e marketing digital. O evento recebeu nomes como Paulo Correa, presidente da C&A; Wesley Barbosa, global partner manager do Facebook no Vale do Silício; Luís Artur Nogueira, jornalista, economista e editor da revista ISTOÉ Dinheiro; Alexandre Pellaes, pesquisador do mundo do trabalho, fundador da Exboss.com e sócio da 99jobs.com, entre outros.

Os estandes também foram destaques da FBV, apresentando soluções desde serviços para e-commerce até ferramentas e recursos para o ponto de venda físico. Foram totalizadas em média 6 mil prospecções de negócios. “Isso mostra que o Sindilojas Porto Alegre tem como propósito oxigenar o setor e promover o desenvolvimento, não só do varejo, mas da economia gaúcha como um todo”, analisou Kruse.

ENCERRAMENTO – Durante a solenidade de encerramento, na noite de sexta-feira (14), foram conhecidos os vencedores do Desafio Fashion. A iniciativa, promovida em parceria com o curso de Design de Moda da ESPM-SUL, teve como objetivo estimular o processo criativo de futuros profissionais da área. Ao longo dos três dias da Feira, os alunos, divididos em três equipes, receberam desafios diários na área da moda. A partir da tarefa, foram instigados a produzir e expor peças de criação própria, além de participar de bate-papos e competições diárias. As produções foram votadas pelo público e por jurados técnicos de diferentes áreas relacionadas com moda, entre eles Alex Ramirez, Jean Pierre Kruze, Luciane Zorzo, Madeleine Muller e Patti Leivas. O grupo vencedor na categoria júri popular foi a equipe Mari; já o campeã no júri técnico foi a equipe Sami, que ganhou uma produção fotográfica completa com o fotógrafo Alex Ramirez e com a modelo drag queen Cassandra Calabouço.

A evento de encerramento premiou ainda os participantes do Varejo Now, uma maratona de programação dentro da FBV 2017 que desafiou os participantes a desenvolverem soluções de impacto para o varejo brasileiro. O desafio tecnológico foi desenvolvido pela Unitec em parceria com o Sebrae e o Sindilojas. As equipes tiveram de apresentar um projeto que contemple um dos quatro assuntos elencados pela organização: gestão de estoque em tempo real; experiência de compra personalizada; engajar pessoas – gamification e conectar loja física e digital. Os vencedores foram a Símbio, garantindo o primeiro lugar; Café com Soluções em segundo lugar, e a Mespper em terceiro lugar
 

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza Reunião Ampla de Diretoria com enfoque em segurança

    Veja mais
    Noticias

    Comércio da capital pode abrir com funcionários no domingo, dia da eleição

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais