Fecomércio-RS aponta redução no número de famílias endividadas em novembro

Caiu o número de famílias endividadas em novembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho (Peic), divulgada pela Fecomércio-RS. Das 600 famílias ouvidas pelo levantamento, 61,7% afirmaram estar endividadas, contra 65,6% que informaram estar na mesma situação em novembro de 2012.

De janeiro a novembro, a média de endividamento das famílias gaúchas situa-se em 60,4%, frente a uma média de 67,2% no mesmo período de 2012. Para o presidente da entidade, Zildo De Marchi, que se pronunciou através de assessoria de imprensa, tal redução é coerente com a atual conjuntura de crescimento mais moderado do consumo e do crédito em 2013, influenciado pelos efeitos da inflação sobre a renda real das famílias e maior seletividade dos bancos na concessão de crédito, decorrente da elevação da inadimplência em 2012.

A parcela da renda familiar comprometida com dívidas permaneceu praticamente estável, com queda de 20,2% em outubro para 20,1% em novembro deste ano. O comprometimento de renda com dívidas mantém uma trajetória de queda desde meados de 2012. Na média de 12 meses, o comprometimento da renda caiu 25,9% para 25,2% no último mês.

O cartão de crédito (83,2%) continua liderando, de forma isolada, todos os tipos de dívidas assumidas pelas famílias gaúchas, seguido pelos carnês (14,8%) e o crédito pessoal (8,6%).