Fecomércio-RS quer mapear e combater a pirataria no Estado

Dados da Receita Federal apontam que o valor das apreensões de produtos falsos, contrabandeados e piratas no Brasil triplicou entre 2004 e 2010. No ano passado, o valor de mercadorias apreendidas foi recorde:…

Dados da Receita Federal apontam que o valor das apreensões de produtos falsos, contrabandeados e piratas no Brasil triplicou entre 2004 e 2010. No ano passado, o valor de mercadorias apreendidas foi recorde: R$ 1,479 bilhão. Para elaborar um retrato da situação do Estado, a Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS lançou pesquisa com seus 112 sindicatos.

A ideia é mapear as dificuldades enfrentadas pelo varejo de cada região e promover ações que ampliem combate ao comércio de produtos falsificados e contrabandeados em todo o Estado, informa André Roncatto, vice-presidente da entidade. Além de identificar questões ligadas à pirataria, a Comissão buscará uma atuação integrada com outras entidades patronais e tem no primeiro momento a intenção de colher informações juntos aos sindicatos do Estado, para identificar os segmentos mais atingidos.

“Será feito contato com outras entidades para avaliarmos uma possível atuação conjunta, o que traria força ao pleito”, explica o coordenador da Comissão de Combate à Informalidade e vice-presidente da Fecomércio-RS, André Roncatto. Também fazem parte do grupo os vice-presidentes Ronaldo Sielichow e Itamar Tadeu Barbosa da Silva, além do diretor Milton Gomes Ribeiro. Conforme o coordenador, os itens mais atingidos por pirataria e ações irregulares e anticoncorrenciais são CDs e DVDs, óculos, peças automotivas e de informática. “Iniciamos a pesquisa pois sabemos que é preciso avaliar outros segmentos que sofram perdas causadas pela pirataria. Além disso, queremos conhecer ações de combate já existente, para unirmos esforços”, comentou Roncatto.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sindilojas Porto Alegre realiza pesquisa com empresários da capital sobre o uso d...

    Veja mais
    Noticias

    Prefeitura de Poa dá descontos em juros e multas

    Veja mais
    Noticias

    Apoio do Governo Federal para pagamento de salários

    Veja mais