Fecomércio-RS reúne parlamentares gaúchos para confraternização em Brasília

A diretoria da Fecomércio-RS, liderada pelo presidente Zildo De Marchi, reuniu deputados federais gaúchos nesta terça-feira (8), para apresentar sua posição a respeito de diversos projetos de lei que…

A diretoria da Fecomércio-RS, liderada pelo presidente Zildo De Marchi, reuniu deputados federais gaúchos nesta terça-feira (8), para apresentar sua posição a respeito de diversos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que impactam nas atividades do setor terciário, em um jantar de confraternização, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.

De Marchi lembrou a tradição gaúcha para a política e para o trabalho incessante em busca do desenvolvimento da sociedade. “Esse encontro é uma aproximação e também a demonstração do respeito que temos pelo parlamento nacional e, em especial aos nossos deputados e senadores gaúchos, já que somos um estado vocacionado ao progresso e temos o trabalho como cerne de nossas ações”, destacou o dirigente.

Representando a CNC, o vice-presidente Gil Siuffo, destacou o compromisso das entidades e dos parlamentares em trabalharem em conjunto para minimizar mazelas e atuarem pelo bem das empresas e dos cidadãos. “Iniciativas como essa são muito importantes para estabelecermos afinidades não apenas na hora de aplaudir as causas em comum, mas também para cobrar e apontar as divergências”, apontou Siuffo.

Projetos de lei na pauta da Fecomércio-RS

Na pauta entregue aos parlamentares, a entidade se manifestou favorável ao projeto de lei do executivo de criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa e do projeto de lei da senadora Ideli Salvatti, que inclui novas atividades de prestação de serviços no Simples Nacional. “Considerando que 99% das empresas no Brasil constituem-se de micro e pequenos estabelecimentos, e no Rio Grande do Sul esse número alcança 99,3%, a extensão do regime favorecido contribuirá substancialmente para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. Conforme o dirigente, 99,14% das empresas do comércio e serviços também são micro e pequenas, daí a importância da inclusão dos representantes comerciais na categoria do Simples. A Fecomércio-RS também defende a aprovação do projeto que mantém o pagamento da contribuição sindical das microempresas e pequenas empresas optantes do Simples Nacional e do que susta a Portaria do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. “Esta Portaria foi postergada diversas vezes, atestando sua desconexão com a realidade e a necessidade dos empreendimentos se adequarem a esse sistema, que acarreta altos custos para a aquisição e manutenção do sistema”, destaca Zildo De Marchi. Entre os projetos em tramitação dos quais diverge, a Fecomércio-RS relaciona os referentes à regulamentação da profissão de comerciário, à redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e aumento do valor da hora extra de 50% para 75%. A entidade também é contrária à ampliação da licença-paternidade de 5 para 15 dias e à alteração na CLT que concede estabilidade provisória aos empregados indicados como testemunha em juízo em reclamações trabalhistas. A Fecomércio-RS não concorda, ainda, com a criação do Serviço Social do Turismo e do Sérvio Nacional de Aprendizagem do Turismo. “Os recursos decorrentes da eventual contribuição compulsória das empresas deste setor são, isoladamente insuficientes para investir e custear ações amplas e efetivas para o trabalhador da atividade turística, como é realizado atualmente através do Sesc e do Senac”, justificou Zildo De Marchi.

Comitiva gaúcha recepciona em Brasília

Além do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, participaram da recepção aos parlamentares os vice-presidentes Luiz Carlos Bohn, Luiz Antônio Baptistella, Ronaldo Sielicow, Leonardo Schreiner, Olmiro Walerdorf, Ibrahim Mahmud, Maria Cecília Pozza, Flávio José Gomes, Nelson Lídio Nunes, Manuel Suarez e João Oscar Aurélio. Entre os deputados federais presentes estavam Afonso Hamm, Alceu Moreira, Darlei De Deus Hinterholz, Darcísio Perondi, Giovani Cherini, Jerônimo Goergen, Luis Carlos Heinze e Vilson Covatti.

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais