Feira trará novidades em automação aos lojistas

O Sindicatos dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas-POA) irá promover uma feira de tecnologia voltada para o varejo, buscando viabilizar aos comerciantes locais modernas ferramentas disponíveis nos mercados nacional e internacional, em julho deste ano.

De acordo com o presidente da entidade, Ronaldo Sielichow, este é um tema de grande importância e não há como pensar no futuro do comércio sem uso da Tecnologia da Informação (TI).

“Nos próximos meses, iremos à Nova Iorque para conhecer o que existe de melhor no controle eletrônico de estoque e de pessoas. São ferramentas que, além de ajudar na gestão, também contribuem para suprir problemas, como a escassez de mão de obra”, diz o dirigente, frisando que, entre as tendências do varejo nos próximos anos, está a extinção da função de caixa nos estabelecimentos.

“As vendas em dinheiro correspondem a menos de 10% nas empresas. Em breve, as comercializações serão todas por cartão ou iPhones, e veremos os próprios atendentes ou gerentes, com auxílio de tecnologia, emitindo notas eletrônicas”, prevê Sielichow, citando processo já utilizado em solo norte-americano. Outro ponto que é difícil de trabalhar em uma varejista é a gestão de estoque.

“Antigamente, se fechava para balanço por dois dias. Hoje já existe leitor óptico, que faz o serviço de contagem passando pelas prateleiras.”

Neste ritmo, surgem também etiquetas digitais, que irão finalizar de vez com situações de contradição, onde no produto tem um preço e, no caixa, outro.

Também o sistema de controle de fluxo de pessoas irá ajudar lojistas a saberem quem é seu público- alvo: softwares que lêem a idade do consumidor, o estilo de vestir, o sexo, entre outras características, irão automaticamente repassar informações para vitrines virtuais, que, por sua vez, irão compor itens de acordo com quem passa em frente ao estabelecimento.

“O Sindilojas está se empenhando em encorajar os lojistas a modernizarem suas gestões – mesmo os pequenos – porque, ainda que haja necessidade de investimento (já nem tão caro assim), vale a pena, porque os resultados são reais”, observa Sielichow.

A entidade quer disponibilizar no evento de julho – que se chamará Feira Brasileira do Varejo (Febravar) – linhas de financiamento que facilitem a aquisição de máquinas, equipamentos e softwares para os lojistas.