FGTS pode ser utilizado para quitar dívidas e custear estudos, propõe senador

SÃO PAULO – O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser utilizado para custear a formação do trabalhador ou para quitar dívidas de crédito. As propostas foram apresentadas pelo senador Aloysio…

SÃO PAULO – O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser utilizado para custear a formação do trabalhador ou para quitar dívidas de crédito. As propostas foram apresentadas pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). A ideia do parlamentar é ampliar as possibilidades de utilização do fundo e as sugestões, segundo ele, foram dadas pela sociedade no ano passado. “Se a legislação permite o saque para investir em estatais, seria também possível para investir na própria formação”, argumentou Nunes, de acordo com a Agência Senado, com relação à possibilidade de o trabalhador custear sua formação.

Dívidas

Com relação à utilização do fundo para quitar dívidas, o parlamentar afirmou que a medida pode beneficiar milhões de brasileiros que acabam entrando em listas de inadimplência, por causa de débitos com créditos de tributos ou crediários. “Alguns trabalhadores chegam a entrar em acordo para serem despedidos, para assim usarem o FGTS e quitarem suas dívidas”, comentou o parlamentar. Pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostra que o brasileiro está disposto a pagar suas dívidas e garantir crédito futuro. Segundo o levantamento, cerca de 60% dos entrevistados pretendem quitar seus débitos nos próximos 30 dias. O percentual é cinco pontos percentuais maiores do que o verificado em março de 2010, quando 55% dos consumidores manifestavam essa intenção. Entre as formas de pagamento, o FGTS era citado por 3% dos entrevistados. Grande parte dos recursos para se livrar das dívidas deve vir do corte de gastos com lazer, citados por 83% dos entrevistados.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais