FGV faz lista de presentes mostrando o comportamento dos preços de 21 produtos.

Aparelhos de celular e televisores tiveram recuos acima de 10% em relação ao Natal de 2008

O Instituto Brasileiro de Economia da FGV preparou uma lista com 21 produtos que podem ser opções de presentes…

Aparelhos de celular e televisores tiveram recuos acima de 10% em relação ao Natal de 2008

O Instituto Brasileiro de Economia da FGV preparou uma lista com 21 produtos que podem ser opções de presentes neste Natal.
Os itens relacionados fazem parte dos cálculos do IPC (índice de Preços ao Consumidor) ao longo do ano. A média de aumento dos produtos em 2009 foi de 1,33% – a mais alta dos últimos três anos – mas 12 deles tiveram queda em seus preços.
O recuo mais acentuado foi do telefone celular, tanto em relação ao Natal de 2008 (-13,84%) quanto no acumulado dos últimos três anos (-37,73%).
Entre os “top five” de 2009 em relação ao Natal passado estão ainda televisores, aparelhos de DVD, máquinas de fotografar e filmar, e máquinas de lavar roupas.
Na outra ponta, os maiores aumentos em 2009 foram registrados em bijuterias em geral, bolas, cintos e bolsas, relógios e roupas.
O levantamento foi feito pelo economista André Braz.
Confira a lista com as variações de preços entre dezembro do ano passado e novembro deste ano (os percentuais entre parênteses indicam as variações acumuladas entre dezembro de 2006 e novembro de 2009):
• Aparelho celular: -13,84% (-37,73%)
• Televisores: -11,51% (-31,77%)
• Aparelho de DVD: -5,78% (-28,61%)
• Máquina de fotografar e filmar -6,7% (-24,78%)
• Aparelho de videogame: -7,03% (-24,22%)
• Máquina de lavar roupa: -9,69% (-11,82%)
• Refrigerador e freezer: -6,82% (-11,05%)
• Ar condicionado: -6,03% (-10,53%)
• Fornos elétrico e de micro-ondas: -6,23% (-10,44%)
• Aparelho de som: -2,49% (-8,37%)
• Fogão: -0,14% (-7,47%)
• Boneca: 2,61% (-6,93%)
• Jogo para recreação: -7,9% (-5,15%)
• Computador e periféricos: 1,98% (-5,15%)
• Bicicleta: 3,67% (-0,60%)
• Roupas: 3,42% (5,72%)
• Relógios: 4,73% (5,74%)
• Calçados: 0,52% (7,18%)
• Bola de futebol, vôlei e basquete: 6,1% (9,67%)
• Bijuterias em geral: 7,47% (17,39%)
• Cintos e bolsas: 5,64% (18,98%)

Veja também

    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebe Diretora da Comunicação e Marketing da Secom e Diretor da agência HOC para apresentar campanha Ganha-Ganha
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Poa recebe apresentação da campanha Ganha Ganha

    Veja mais
    Vendas do Dia dos Pais superam expectativa e ultrapassam R$ 200 milhões
    PesquisaNoticiasVendas

    Vendas do Dia dos Pais na capital ultrapassam R$ 200 milhões

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Endividamento gera alerta no mercado de consumo brasileiro

    Veja mais
    Noticias

    O que o varejo pode esperar das tarifas norte-americanas?

    Veja mais