FGV: inflação semanal desacelera em Porto Alegre e em outras três de sete capitais

São Paulo foi a cidade que mais apresentou o maior decréscimo em sua taxa de variação

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A cidade que apresentou o maior decréscimo em sua taxa de variação foi São Paulo, cujo índice passou de 0,74% para 0,50%. A capital paulista é também a que tem maior peso na formação do IPC-S. Em Porto Alegre, houve desaceleração de preços de 0,66% para 0,52%.

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela FGV também desaceleraram as taxas de Brasília (de 0,14% para 0,05%) e do Rio de Janeiro (de 0,31% para 0,29%). Por outro lado, os preços subiram com mais intensidade em Belo Horizonte (de 0,79% para 0,80%), Recife (de 0,63% para 0,66%) e Salvador (de 0,34% para 0,40%).

A inflação na média nacional apurada pelo IPC-S de 30 de abril ficou em 0,47%, 0,11 ponto percentual abaixo do resultado do levantamento anterior. A desaceleração foi puxada principalmente pelo grupo alimentação (de 1,12% para 0,64%), com influência das frutas (de 4,36% para 1,03%) e hortaliças e legumes (de 5,12% para 4,47%).

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Maior feira do varejo brasileiro tem 12ª edição oficialmente lançada

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais