Florianópolis é a cidade mais empreendedora do Sul

Estudo da Endeavor lista oito municípios do PR, de SC e do RS

Florianópolis liderou a primeira edição do Índice de Cidades Empreendedoras, em 2014. No ano seguinte, apareceu na segunda posição, praticamente empatada com São Paulo. Nesta terceira edição, a distância para a capital paulista aumentou (São Paulo tem 8,493 pontos, 0,169 a mais do que a capital catarinense) .

“Mesmo repetindo vários excelentes resultados estruturais das últimas edições, a cidade vem perdendo parte do seu fôlego, como no Índice de Inovação, em que agora é vice-líder. Ainda assim, continua sendo um exemplo de planejamento e da importância dos formuladores de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, institucional e social, em uma história que começou há mais de 30 anos, com foco intenso na formação de boas escolas e universidades”, relata o estudo da Endeavor.

Entre as capitais, Porto Alegre lidera no Rio Grande do Sul. Já no Paraná, Curitiba fica atrás de Maringá. Entre os 32 municípios listados pela Endeavor, oito são da região Sul (veja a tabela completa a seguir).

Metodologia
Para coletar os indicadores sobre 32 cidades brasileiras, foram utilizadas diversas fontes de dados, a maioria municipal e alguns estaduais. Quando determinado indicador é um recorte estadual, como parte dos dados do determinante de Ambiente Regulatório, foram utilizados, como convém, os mesmos valores para cidades do mesmo estado. As principais fontes são bases públicas, cuja publicação acontece por vezes com dois ou até três anos de defasagem – a exemplo do Produto Interno Bruto (PIB) de cada município, publicado pelo IBGE. A soma dos indicadores dá uma nota final para cada município.

Fonte: Amanhã