Fortunati pede a inclusão do metrô de Porto Alegre no PAC

O prefeito José Fortunati esteve reunido ontem, em Brasília, com o coordenador-adjunto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, para retomar as negociações sobre a…

O prefeito José Fortunati esteve reunido ontem, em Brasília, com o coordenador-adjunto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, para retomar as negociações sobre a linha Norte do metrô da Capital. A discussão sobre o projeto entre o município e o governo federal começou nos primeiros meses de 2010 e foi suspensa em setembro devido ao processo eleitoral. Na reunião, o prefeito apresentou proposta para incluir o projeto do metrô da cidade no PAC de Mobilidade Urbana.

Conforme o projeto, a linha Norte do metrô terá entre 12,5 e 15 quilômetros de extensão, iniciando na Estação Triângulo, percorrendo as avenidas Assis Brasil, Farrapos, Mercado Público, Borges de Medeiros e Azenha. Idealizado em formato de parceria público-privada, o projeto está estimado em R$ 2,1 bilhões. “A ideia é que o governo federal entre com a maior parte dos recursos. Teríamos um complemento de uma empresa, que também faria o gerenciamento do sistema, além do aporte do município e a participação do governo do Estado”, explicou o prefeito.

A proposta será analisada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O PAC deverá ser apresentado até julho deste ano. “Agora vamos aguardar para avançar nesta discussão. Deixei claro que esta é uma obra prioritária da cidade no que diz respeito à mobilidade urbana”, enfatizou Fortunati.

Veja também

    Noticias

    O público 60+ consome e precisa ser melhor atendido

    Veja mais
    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais