Franquias representam 34,5% das lojas de shoppings
Pesquisa da ABF e Abrasce mostra que entre os segmentos, alimentação lidera
O setor de franquias representa 34,5% do total das 55.743 lojas de shopping centers, segundo pesquisa inédita realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), divulgada terça-feira (18).
O setor mais representativo é o de alimentação, que tem 57% do total das operações das praças de alimentação dos empreendimentos.
Serviços também tem forte presença: com 43,5% do total do segmento dentro dos centros de consumo. Brinquedos representam 40,3%, seguido por calçados e acessórios (37%), Saúde, Beleza e Esporte (31,6%), casa e construção (29,6%). As franquias de Mercados e empórios representam 42,1% do total das lojas desse segmento dentro dos shoppings, e vestuário (18,6%).
Considerando o número de marcas presentes em shoppings o número de franquias é ainda menor: são 18.435 marcas presentes no centro de compras, sendo cerca de 1 mil delas franquias – ou seja 5,3% do total.
Outra surpresa do levantamento é que os empreendimentos da região Norte são os que tem maior penetração de franquias: de 38%. O Sudeste vem em seguida, com 36%, e a região Centro-Oeste tem 34%. Os shoppings do Nordeste têm 32% do total de lojas como franquias, e os empreendimentos do Sul têm 30% de lojas franqueadas.
Para realizar a pesquisa, as duas instituições consideraram as informações dos 503 shoppings que constam no banco de dados da Abras e das 2.703 marcas de franquias do banco de dados da ABF.
“”Vivemos em um contexto econômico e não em uma ilha””, disse durante a apresentação da pesquisa o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga. “”Quanto mais difícil for o mercado mais nos preparamos””, afirmou.