Fundo auxiliará para o fim das carroças nas ruas

Inserção no mercado de trabalho, a partir da qualificação profissional, é um dos objetivos do Fundo para Implementação do Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e…

Inserção no mercado de trabalho, a partir da qualificação profissional, é um dos objetivos do Fundo para Implementação do Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e Humana (FRGV) criado pela lei complementar sancionada pelo prefeito José Fortunati, na manhã de hoje, 1º. Os maiores beneficiados, carrinheiros e carroceiros, comemoraram a iniciativa na cerimônia de assinatura da Lei aprovada pela Câmara Municipal. O ato aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal e teve a presença de secretários municipais, vereadores e representantes dos carrinheiros e carroceiros.

Fortunati falou da responsabilidade da prefeitura com a população que vive em vulnerabilidade social. “Esse fundo, junto com a lei que estipula prazo para retirada das carroças e carrinhos das ruas é resultado da motivação de resolver um problema social, com foco nos trabalhadores, suas famílias e nos animais”, declarou o prefeito.

Teófilo Motta Júnior presidente da Associação dos Carroceiros, mostrou-se feliz com a sanção da lei. “Vemos mais um passo na realização do sonho de trabalhar de forma digna nos galpões de reciclagem”, afirmou Teófilo.

No final da cerimônia, o prefeito anunciou o encaminhamento para transformar a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad) em Secretaria do Bem-estar Animal, ampliando as atividades e mudando o patamar das ações desenvolvidas pela prefeitura no setor.

Fundo

O FRGV pretende proporcionar e gerenciar receitas e meios para o desenvolvimento do Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e de Veículos de Tração Humana em Porto Alegre. As receitas serão oriundas de doações, auxílios, contribuições, subvenções, transferências, entre outras. A aplicação será em ações vinculadas ao programa, contemplando a inserção dos carroceiros e carrinheiros e de seus familiares no mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e de cursos de alfabetização, além de programas de geração de renda e de qualificação profissional. Fica assegurada a promoção do ingresso das crianças e adolescentes em escolas, creches e atividades, buscando seu atendimento em tempo integral, inclusive por meio de políticas públicas existentes na cidade. Será feita avaliação física e clínica dos animais que conduzem carroças, a fim de verificar seu estado de saúde.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais