Gaúchos têm disposição de comprar

Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, o consumidor gaúcho mantém-se animado e otimista em relação à situação econômica do país. Para o varejo, isso deverá traduzir-se em vendas. A Pesquisa de…

Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, o consumidor gaúcho mantém-se animado e otimista em relação à situação econômica do país. Para o varejo, isso deverá traduzir-se em vendas. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do Rio Grande do Sul S (ICF-RS) para o mês de outubro, divulgada ontem, já reflete essa tendência. Os dados sinalizam que o consumidor gaúcho segue confiante quanto à sua situação econômica e que há alta possibilidade de consumo. Foi possível chegar a esse resultado avaliando sete itens do ICF, como renda, acesso ao crédito e perspectivas de consumo.

A intenção de consumo das famílias chegou a 131 pontos, de um total que varia de zero até 200 pontos. Comparativamente ao mês passado (131,6 pontos), o resultado se manteve estável. “Essa avaliação positiva quanto ao futuro é resultado do aumento da massa salarial da população gaúcha”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. No quesito que avalia o emprego atual, o item apontou 146,5 pontos.O presidente da Federação das Indústrias (Fiergs), Paulo Tigre, alertou ontem para a necessidade de uma nova equação cambial. “As exportações de produtos industriais refletem a baixa demanda externa e a taxa de câmbio valorizada. Além disso, enfrentamos altos custos internos de produção e de logística, como os problemas com os embarques em Rio Grande”, afirmou ao avaliar as exportações gaúchas em setembro.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais