Gestão com pessoas é tema do Café com Lojistas

Mais de 100 lojistas participaram da palestra “Gestão de Pessoas: loja é lugar de cuidar de gente”, com a empresária e diretora-proprietária da Estrela Franquias e franqueadora da Caverna do Dino/Barriga Verde, Fabiana Estrela, na manhã desta terça-feira (5). A última edição deste ano do evento Café com Lojistas, realizada na sede do Sindilojas Porto Alegre, contou com um dos maiores públicos do ano.

Cuidado com as pessoas

A empresária, com mais de 40 lojas no Brasil, tem como enfoque principal a gestão de pessoas, capacitação e desenvolvimento, por meio do Valor Humano, área da empresa responsável pelo cuidado com as pessoas. “O funcionário que trabalha conosco precisa sair da nossa empresa melhor e mais feliz”, ressalta.

“A maioria das pessoas são do bem e querem fazer o melhor. Se elas não fazem é porque não sabem como. Então, precisamos ensiná-las”, explica. Fabiana destaca a importância de fazer gestão com as pessoas e não das pessoas. “A linha de frente é a linha do lucro”, ou seja, é preciso cuidar bem da equipe que faz o contato direto com o cliente. É este grupo que faz acontecer.

Na Barriga Verde e Caverna do Dino, as melhores práticas são o padrão, até surgir algo melhor que gere resultado maior. “Temos somente seis valores, porém eles são muito claros. São o norte que dá autonomia e liberdade para que nossa equipe possa atuar”, conta Fabiana.

Dicas de Fabiana Estrela

– Não terceirize a gestão de pessoas para a área de Recursos Humanos da empresa. Gestão é tarefa de todo gestor. Envolva-se diretamente e seja presente.
– Sente, converse e oriente cada pessoa da sua equipe, ao menos uma vez por semana, especialmente com os mais jovens. Pergunte o que ele deseja e precisa.
– O treinamento precisa ser contínuo. Nunca pare de qualificar e desenvolver as pessoas que trabalham com e para você. Todo mundo ganha: o dono da loja, o funcionário e o cliente.
– Estimule a formação dos seus funcionários. Conhecimento nunca é demais. Sempre amplia os horizontes e transforma você em um apoiador do seu funcionário.
– Dê feedback de forma produtiva. Antes de tudo, elogie. Depois, peça uma autoavaliação e destaque os pontos a melhorar. Na sequência, siga observando e treinando.
– Questione mais e simplifique os processos! “”””Por quê?”””” é uma das perguntas menos feitas nas empresas.
– Cuidado com perfeccionismo. Não poder fazer o ideal não é desculpa para não fazer nada.