Gestão do varejo é o tema do Café com Lojistas

O Café com Lojistas realizado na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, teve a palestra de Flávio Eduardo Martins, professor e coordenador da Educação Executiva da ESPM, que apresentou o tema “Expandir com novas lojas ou ampliar seu PDV?”. Os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas e debater alternativas para o desenvolvimento das lojas, a partir de diversas contribuições do palestrante, especialmente exemplos diferenciados de gestão, planejamento e estratégia dentro do varejo.

De acordo com o palestrante, há uma limitação física para o varejo tradicional, porque para as lojas online existe uma oferta muito maior de produtos e tamanho. Por isso, Martins sinaliza que existem duas saídas para quem quer se manter vivo no mercado: “ou o lojista busca diferenciais na qualidade dos produtos ou se apega à diminuição dos preços, o que gera uma maior competitividade”.

Para o atual momento econômico, Martins indica que é necessária uma estrutura muito bem formalizada da loja para que seja possível uma expansão. Segundo ele, o lojista precisa ter em mente todos os custos envolvidos com a abertura de um novo ponto de venda, para não se frustrar posteriormente. "Os empreendedores precisam criar iniciativas de marketing conjuntas com fornecedores para que tenham alguns ganhos, como o de escala, vendas promocionais e preços baixos”, afirma.

Segundo Martins, este é um momento em que o comércio em geral está sentindo bastante a crise e, por isso, é necessário algum fator que comece a puxar para cima a atividade. “São dois fatores de extrema importância: a queda da inflação e um plano de ajuste fiscal vindo do governo”, aponta. Diante desta conjuntura, o palestrante aponta que qualquer negócio precisa ter um foco mais específico, com investimento alto nas pessoas e no atendimento, o que gera mais consistência para expandir os pontos de venda.

Planejamento de vendas – No dia 16 de novembro, a próxima edição do Café com Lojistas contará com a participação de Oswaldo Paleo, consultor e pesquisador empresarial, que irá palestrar sobre como o lojista pode organizar o seu negócio em relação às suas vendas, equipe, imagem, produto e se planejar para o próximo ano. O tema do evento, que acontecerá no Auditório Henrique Gerchmann  do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234/9º andar), entre às 8h30 e 10h30, será “Planejamento de Vendas”. Para participar, envie um e-mail para cursos@sindilojaspoa.com.br. Mais informações: (51) 3025.8300 ou acesse aqui.