Governo aponta 2,55 milhões de vagas em 2010

Ainda sem números finais, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, adiantou ontem que foram criados 2,55 milhões de empregos com carteira assinada em 2010. Concretizado, o número será recorde para o mercado de…

Ainda sem números finais, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, adiantou ontem que foram criados 2,55 milhões de empregos com carteira assinada em 2010. Concretizado, o número será recorde para o mercado de trabalho brasileiro. – Vão ser 2,55 milhões de empregos formais gerados num ano – afirmou Lupi em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro.

O último número divulgado oficialmente pelo Ministério do Trabalho apontou criação de 2,544 milhões de empregos formais até novembro. Na ocasião, o ministro disse ter meta de 3 milhões de para 2010: – Há perspectiva de crescimento muito forte neste ano, gerando a expectativa de 3,5 milhões de empregos formais em 2011.

O número apresentado por Lupi para o ano passado levantou dúvidas. Para alcançar a marca de 2,55 milhões, o ministro utilizou informações que só costumam ser atualizadas pelas empresas no início do ano, mas que extraordinariamente foram incluídas antecipadamente no último trimestre de 2010.

Meses de dezembro costumam reduzir o volume total de empregos com carteira, porque o período é marcado por dispensa de temporários e poucas contratações. Nos sete primeiros anos do governo Lula, houve redução média de 378 mil empregos nos meses de dezembro (diferença entre demissões e contratações). Ainda que o mercado de trabalho esteja aquecido, dificilmente dezembro de 2010 apresentará número positivo. Se isso ocorrer, será inédito no governo Lula.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais