Governo deve prorrogar hoje IPI para linha branca e móveis

O governo teria decidido prorrogar a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores de linha branca e móveis, afirmou uma fonte do governo à Reuters nesta…

O governo teria decidido prorrogar a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores de linha branca e móveis, afirmou uma fonte do governo à Reuters nesta sexta-feira.

O benefício, segundo a fonte, não inclui novos setores. A redução do tributo termina amanhã. A fonte disse que a prorrogação muito provavelmente será por mais três meses.

Em uma conversa com a Reuters pela manhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao ser questionado se o governo anunciaria a prorrogação do benefício nesta sexta-feira respondeu: “Presta atenção hoje à tarde”. Mantega está em Mendoza, na Argentina, para reunião do Mercosul e deve voltar para São Paulo nesta tarde.

Em 26 de março, o governo já havia estendido a redução do IPI para produtos de linha branca, adotada em dezembro de 2011, e reduziu pela primeira vez o IPI de móveis, papel de parede e luminárias.

A decisão de prorrogar a redução do IPI faz parte de conjunto de medidas tomadas pelo governo para tentar estimular a economia, que cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre.

Na quarta-feira, Mantega anunciou medidas de estímulo baseadas em aumento de compras governamentais de produtos e na redução TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), de 6% para 5,5%.

Na ocasião, o ministro havia indicado que os estímulos à economia não tinham terminado. “Essa não é a única medida a ser tomada… Podemos garantir que o PIB (Produto Interno Bruto) está crescendo e vai crescer mais no segundo semestre que no primeiro”, afirmou.

Veja também

    Noticias

    Nossos Podcasts entram em recesso e voltam com episódios inéditos em Janeiro de ...

    Veja mais
    Noticias

    Expediente especial de fim de ano do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Fim do ano: Sindilojas POA orienta lojistas sobre limites de horário

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Isenção de IR: Milhões de reais devem aquecer o varejo de Porto Alegre

    Veja mais