Governo deve prorrogar hoje IPI para linha branca e móveis

O governo teria decidido prorrogar a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores de linha branca e móveis, afirmou uma fonte do governo à Reuters nesta…

O governo teria decidido prorrogar a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores de linha branca e móveis, afirmou uma fonte do governo à Reuters nesta sexta-feira.

O benefício, segundo a fonte, não inclui novos setores. A redução do tributo termina amanhã. A fonte disse que a prorrogação muito provavelmente será por mais três meses.

Em uma conversa com a Reuters pela manhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao ser questionado se o governo anunciaria a prorrogação do benefício nesta sexta-feira respondeu: “Presta atenção hoje à tarde”. Mantega está em Mendoza, na Argentina, para reunião do Mercosul e deve voltar para São Paulo nesta tarde.

Em 26 de março, o governo já havia estendido a redução do IPI para produtos de linha branca, adotada em dezembro de 2011, e reduziu pela primeira vez o IPI de móveis, papel de parede e luminárias.

A decisão de prorrogar a redução do IPI faz parte de conjunto de medidas tomadas pelo governo para tentar estimular a economia, que cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre.

Na quarta-feira, Mantega anunciou medidas de estímulo baseadas em aumento de compras governamentais de produtos e na redução TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), de 6% para 5,5%.

Na ocasião, o ministro havia indicado que os estímulos à economia não tinham terminado. “Essa não é a única medida a ser tomada… Podemos garantir que o PIB (Produto Interno Bruto) está crescendo e vai crescer mais no segundo semestre que no primeiro”, afirmou.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Regularização de dívidas com a Receita Federal é facilitada em nova lei

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA promove encontro para debater percepções do Web Summit 2023 ̵...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados

    Veja mais
    Noticias

    Distância mínima de 50 metros entre comércio e ambulantes é aprovada

    Veja mais