Governo do RS anuncia que irá chamar 1.183 policiais

Governador detalhou que serão chamados 500 policiais militares aposentados e 683 concursados

O governador José Ivo Sartori anunciou, na manhã desta segunda-feira, autorização do chamamento de 500 polícias militares para atuar em escolas, videomonitoramento e serviços administrativos. Também serão convocados 683 concursados — sendo 421 PMs, 101 bombeiros militares, 141 agentes da polícia civil e 20 integrantes do quadro de saúde da BM. No total, serão 1.183 PMs que reforçarão o policiamento.

O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, fala neste momento à imprensa, no Palácio Piratini, sobre prazos e critérios para chamada dos policiais.

O número representa um alívio para a Brigada Militar, que tem dificuldades para manter o policiamento nas ruas gaúchas. Conforme números de dezembro, o efetivo seria de 17 mil PMs – o ideal, conforme a legislação estadual, seriam 20 mil homens a mais. A preocupação se intensifica, porque, segundo levantamento da Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, há 1.240 PMs aptos para ir para a reserva em 2017.

A coletiva foi comunicada por volta 7h desta segunda-feira, mas o governo não revelou o assunto até a hora do anúncio, que ocorreu às 10h no Palácio Piratini. Toda a alta cúpula do governo participou do encontro.

Fonte: Zero Hora