Grupo catarinense Almeida Junior anuncia shopping em Porto Alegre

Empresa retoma investimento no RS após desistir de empreendimento em Canoas, em 2013.

Grupo Almeida Junior, líder no segmento de shoppings centers em Santa Catarina, começa 2014 com a expansão da marca para Porto Alegre. O terreno já foi comprado e o projeto está em fase de apresentação para varejistas com potencial de abrir lojas no empreendimento. Somado ao investimento em um sexto shopping em SC, com sede ainda em sigilo pelo Grupo, a quantia destinada aos novos projetos é de R$ 500 milhões para um total de 80 mil metros quadrados de área bruta locável.

Em 2012, o grupo havia anunciado um investimento de R$ 250 milhões para erguer o Metropolitan Park Shopping, em Canoas, em parceria com o grupo australiano Westfield, mas acabou desistindo do negócio em meados de 2013. Na avaliação do CEO do grupo, Jaimes Almeida Junior, Porto Alegre tem capacidade para receber mais um shopping.

— Queremos fazer um empreendimento no nível do Continente Park Shopping, em São José, um espaço de porte em Porto Alegre.

Em Santa Catarina, o CEO não divulga o município em que construirá outro shopping, mas avalia oportunidades no Sul e Oeste, regiões do Estado em que ainda não possui empreendimentos. Quando perguntado se Criciúma e Chapecó são candidatos, Almeida Junior não descarta a possibilidade de investimento futuros nos locais.

— As duas cidades são líderes nas regiões em que não estamos. Faz todo o sentido irmos para lá e são dois mercados que temos como objetivo estar presentes na primeira oportunidade que surgir.

Além da quantia de R$ 500 milhões para a construção de dois shoppings, o Grupo vai investir R$ 168 milhões nos empreendimentos em operação no Estado. A maior soma – um total de R$ 150 milhões – vai para o Balneário Shopping, inaugurado em 2007 em Balneário Camboriú. A escolha do investimento reflete a importância do empreendimento para o Grupo, que tem a maior venda por metro quadrado dentre os cinco shoppings da rede.