Há 78 anos em defesa do comércio

No dia 18 de outubro o Sindilojas Porto Alegre completa 78 anos de forte atuação ao lado dos lojistas em defesa dos interesses da classe na Capital e em Alvorada. Para contribuir com o crescimento do comércio, a Entidade se renova a cada ano e propõe diversas ações que têm como finalidade o fortalecimento da categoria.

Desde sua fundação, o Sindicato busca estar próximo dos empresários para saber as suas necessidades, atuando com todos os recursos possíveis para solucioná-las. O mês de aniversário é, para o Sindilojas Porto Alegre, um momento de reflexão e motivação para que o Sindicato siga conquistando vitórias, com um trabalho focado nos lojistas de Porto Alegre e Alvorada. Foi assim que o Sindilojas Porto Alegre defendeu a abertura das lojas nos feriados, por exemplo, medida conquistada com uma convenção coletiva firmada como Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), em 2012. A permissão para a abertura de lojas aos sábados (em 1980) e aos domingos (em 2009), também são exemplos significativos de trabalhos vitoriosos para o varejo. Mais tarde, a Entidade conquistou uma liminar na Justiça que impede a cobrança do diferencial de alíquota (DIFA) na entrada de mercadorias no Rio Grande do Sul adquiridas por lojistas associados que optam pelo Simples Nacional desde janeiro de 2014. E se empenha em defender os interesses dos lojistas em relação ao aumento da carga tributária no nosso Estado e País.

Outras demandas coletivas são pauta fixa, como a segurança pública. Com proximidade às instituições da área, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, buscamos garantir a integridade e as condições adequadas para o desempenho das atividades no comércio. Junto disso, a Entidade ainda debate o combate ao comércio informal na Capital.

Vale lembrar, também, das atividades mais significativas promovidas pelo Sindilojas Porto Alegre. É para aproximar o lojista de referências nacionais e mundiais em inovação para o setor que a Entidade promove a Feira Brasileira do Varejo, juntamente com o Congresso Brasileiro do Varejo. Em julho deste ano, aconteceu a terceira edição dos eventos, que contaram com mais de 5.300 participantes em três dias de realização.

Além disso, entre as ações que proporcionam desenvolvimento direto do comércio estão as capacitações gratuitas voltadas aos associados e suas equipes, que impulsionam a troca de experiências e de aprendizagem entre os lojistas. Somado a isso, existem diversas iniciativas oferecidas pela Entidade ao seu público como o programa Geração Varejo, que identifica pessoas interessadas em trabalhar no comércio, contribuindo para a aquisição de talentos nas equipes do comércio. As datas comemorativas que movimentam o comércio também não passam em vão. O pequeno lojista, principalmente, tem apoio para despertar o interesse de seus clientes por meio de materiais de divulgação desenvolvidos pela Entidade.

Seguindo a ideia de colocar o comércio local em destaque, desta vez como atração para turistas e moradores, o Sindicato está promovendo, junto com a CDL POA e o Sindha, a terceira edição do Brilha Porto Alegre. O evento tem o objetivo de incentivar que os estabelecimentos e residências da cidade sejam iluminados e decorados para o Natal a fim de resgatar o clima mágico da data e aumentar a circulação de pessoas. Dentre as diversas ações culturais que o Sindilojas Porto Alegre promoveu está também uma das mais importantes obras escritas sobre a história do comércio da Capital, o livro “Porto Alegre na Vitrine”, lançado em 2012, quando o Sindicato completou 75 anos. A iniciativa foi premiada em 2013 pela Aberje e o reconhecimento figura ao lado de diversas premiações relativas aos esforços das equipes que trabalham pelo comércio por meio da Entidade, como o Top de Marketing da ADVB 2013, também alcançado por meio de ações comemorativas.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, convida os lojistas a integrarem o Sindicato e torná-lo mais forte: “participe e apoie a sua categoria. Nós, lojistas, somos e fazemos o Sindilojas Porto Alegre”.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre