“Harmonização das relações de consumo leva à fidelidade no comércio”, revela especialista

Flávia do Canto Pereira, diretora executiva do PROCON de Porto Alegre, palestrou na manhã desta quarta-feira durante a última edição de 2013 do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto…

Flávia do Canto Pereira, diretora executiva do PROCON de Porto Alegre, palestrou na manhã desta quarta-feira durante a última edição de 2013 do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre.

Informação e bom atendimento são as duas qualidades fundamentais para o cultivo de uma boa relação entre lojistas e clientes. Esta foi a conclusão apresentada pela diretora executiva do PROCON de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, durante o Café com Lojistas desta quarta-feira (06), promovido pelo Sindilojas Porto Alegre. Flávia abordou o tema “Relacionamento com o Consumidor”, com dicas sobre os direitos e deveres dos clientes e dos estabelecimentos comerciais, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A diretora do PROCON da Capital destacou a importância de os comerciantes incorporarem as informações do CDC ao cotidiano, possibilitando um contato mais qualificado e prestativo aos consumidores com dúvidas sobre os seus direitos e deveres. A forma com que a mensagem visual, escrita ou sonora, acerca dos produtos/serviços, também precisa ser clara para evitar dúvidas e distorções de compreensão. A questão, segundo a palestrante, pode relacionar-se ao âmbito das promoções e publicidades abusivas ou enganosas, que junto às políticas de trocas de produtos e pagamentos, são os principais problemas tratados no sistema de processos do órgão. Flávia também chamou a atenção para o fato de que 38% das reclamações recebidas relacionam-se a produtos. A lista é liderada por itens como celulares, computadores e máquinas de lavar (louças, roupas, etc).

Para a advogada especializada em Direito Processual Civil e Consumidor, a iniciativa para evitar transtornos com os clientes deve partir do lojista. “No momento em que o profissional do comércio tem conhecimento dos direitos e deveres do consumidor, a relação cliente/lojista se torna muito mais produtiva para ambas as partes. Os funcionários por vezes se esquecem de que a harmonização das relações de consumo é o que reforça a fidelidade do cliente e traz lucros para as empresas”, pondera. Além disso, a especialista ressalta ainda o bom senso como parte importante no processo de conciliação. “Muitas questões podem ser resolvidas nos balcões das lojas, sem que haja a necessidade de intervenção jurídica”, conclui. O Sindilojas distribuirá um exemplar do Código para os associados efetivos na Revista Conexão Varejo de novembro, que deverá estar disponível na próxima semana.

A edição de novembro do Café com Lojistas foi a última do ano. O evento, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre desde 2009, tem suas temáticas definidas em sua totalidade por sugestões dos lojistas. Ao longo das 26 edições do evento mais de duas mil pessoas participaram.

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