IA: o momento é de conhecer e começar a usar

As soluções baseadas em Inteligência Artificial estão disponíveis e podem ser importantes aliadas também dos pequenos e médios varejistas.

O lançamento do ChatGPT fez com que o assunto Inteligência Artificial (IA) ganhasse destaque durante o ano de 2023 nos mais diferentes contextos. Em 2024, o tema vai continuar em pauta, com o avanço das aplicações de IA inclusive nos pequenos e médios negócios. Soluções para automatizar tarefas complexas, melhorar a personalização do cliente, analisar grande volume de dados e ajudar na tomada de decisão estão disponíveis e acessíveis e seu uso deve consolidar-se no varejo, trazendo transformações na operação da loja e na relação com os clientes.

Especialista em Tecnologia e Inovação, o escritor e palestrante Arthur Igreja destaca que os pequenos e médios varejistas podem ser muito beneficiados com a adoção da IA, justamente porque eles têm menos recursos. “Quando se tem menos recursos, o máximo que se tem que otimizar é a produtividade. E é nesse aspecto que a Inteligência Artificial pode ajudar muito, além da questão dos custos”, afirma. Segundo ele, a IA não é algo complexo ou que demande investimento alto, pois existem soluções baratas e acessíveis, principalmente para as áreas de comunicação e marketing. Ele recomenda que os empresários busquem conhecer essas ferramentas e entender que não se trata de um programa de Inteligência Artificial, e sim da adoção de ferramentas e de recursos. “Isso demanda uma certa pesquisa, troca com outros empresários e se ambientar no tema”, acrescenta.

Gostou?! Leia toda essa matéria e as demais nas edições da revista do Sindilojas POA,  Conexão Varejo, clicando aqui.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Cursos e eventosMarketing

    Santa Maria recebe a FBV Talks para debater as tendências de consumo e perspectiv...

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais