IA: o momento é de conhecer e começar a usar

As soluções baseadas em Inteligência Artificial estão disponíveis e podem ser importantes aliadas também dos pequenos e médios varejistas.

O lançamento do ChatGPT fez com que o assunto Inteligência Artificial (IA) ganhasse destaque durante o ano de 2023 nos mais diferentes contextos. Em 2024, o tema vai continuar em pauta, com o avanço das aplicações de IA inclusive nos pequenos e médios negócios. Soluções para automatizar tarefas complexas, melhorar a personalização do cliente, analisar grande volume de dados e ajudar na tomada de decisão estão disponíveis e acessíveis e seu uso deve consolidar-se no varejo, trazendo transformações na operação da loja e na relação com os clientes.

Especialista em Tecnologia e Inovação, o escritor e palestrante Arthur Igreja destaca que os pequenos e médios varejistas podem ser muito beneficiados com a adoção da IA, justamente porque eles têm menos recursos. “Quando se tem menos recursos, o máximo que se tem que otimizar é a produtividade. E é nesse aspecto que a Inteligência Artificial pode ajudar muito, além da questão dos custos”, afirma. Segundo ele, a IA não é algo complexo ou que demande investimento alto, pois existem soluções baratas e acessíveis, principalmente para as áreas de comunicação e marketing. Ele recomenda que os empresários busquem conhecer essas ferramentas e entender que não se trata de um programa de Inteligência Artificial, e sim da adoção de ferramentas e de recursos. “Isso demanda uma certa pesquisa, troca com outros empresários e se ambientar no tema”, acrescenta.

Gostou?! Leia toda essa matéria e as demais nas edições da revista do Sindilojas POA,  Conexão Varejo, clicando aqui.

Veja também

    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais