Inadimplência das empresas recua 3,4% em outubro

A inadimplência das empresas recuou 3,4% em outubro em relação a setembro, informou hoje a Serasa Experian. A queda foi a maior registrada de setembro para outubro desde 2000, quando o levantamento começou a ser feito. Em relação a outubro do ano passado, houve baixa de 3,8%.

No acumulado deste ano até outubro, a inadimplência das empresas caiu 6,2% em relação ao mesmo período de 2009. Esta é a maior baixa para os primeiros dez meses do ano desde 2004. “A inadimplência das empresas continua em queda, refletindo o bom momento da atividade econômica”, segundo os economistas da Serasa Experian.

Conforme a nota, “depois do menor desempenho do consumo e da produção no terceiro trimestre, em razão da política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre de 2010 traz expectativas positivas para as finanças empresariais no período.” A expectativa da Serasa Experian é de que a inadimplência das empresas feche 2010 com variação negativa ante o ano passado, quando o indicador teve alta de 18,8%.