Inadimplência do consumidor cai 3,5% em julho, informa Serasa

A inadimplência do consumidor caiu 3,5% em julho, ante junho, de acordo com a Serasa Experian. É o segundo recuo mensal consecutivo e a menor variação para um mês de julho desde 2006, informou a empresa de análise de crédito.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador de inadimplência calculado pela Serasa recuou 5,0%. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, houve alta de 4,0%, uma desaceleração frente ao acumulado no primeiro semestre, de 5,6%.

A queda da inadimplência do consumidor em julho decorre da renegociação de dívidas e da atitude cautelosa de evitar a aquisição de novos bens e serviços, diz a Serasa. “A redução do poder aquisitivo, por conta da inflação, foi determinante para essa mudança de comportamento”, avalia a empresa, em nota.

As dívidas não bancárias (junto a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, como telefonia) e a inadimplência com os bancos foram as responsáveis pela queda do indicador em julho, com variações negativas de 8,7% e 2,2%, respectivamente. Os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram alta e impediram queda maior do índice no mês passado.

O valor médio da inadimplência não bancária e dos títulos protestados teve queda de 8,4% e 2,2%, respectivamente, de janeiro a julho de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos registraram alta de 4,7% e 10,3%, respectivamente.

O indicador apurado pela Serasa Experian reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.