Indicador de incerteza da economia cai ao menor nível desde 2015

O Indicador de Incerteza da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 8,3 pontos de setembro para outubro e atingiu 111 pontos, o menor nível desde fevereiro de 2015. Essa é a quarta queda seguida, segundo a pesquisa

O Indicador de Incerteza da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 8,3 pontos de setembro para outubro e atingiu 111 pontos, o menor nível desde fevereiro de 2015. Essa é a quarta queda seguida, segundo a pesquisa.

“Este é um registro histórico importante para o indicador de incerteza da economia. Após quase três anos oscilando acima dos 120 pontos, e com muita volatilidade, o IIE-Br parece registrar o encerramento desse longo período de incerteza econômica muito elevada, motivada principalmente por eventos políticos", disse o economista Pedro Costa Ferreira da FGVIBRE, em nota.

O indicador de incerteza é calculado considerando três subíndices: mídia – baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online; expectativa – construído com base nas previsões de especialistas para a taxa de câmbio e para o IPCA (inflação oficial), e mercado – baseado na volatilidade do mercado acionário, medido pelo Ibovespa.

Em outubro, esses três componentes registraram queda. A maior contribuição partiu do item mídia.

 

 

 

Fonte: G1

Veja também

    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais
    Noticias

    Último Dia da NRF 2025 destaca experiências imersivas

    Veja mais
    Noticias

    NRF 2025: autenticidade e tendências de consumo dominam o 2º dia do evento

    Veja mais