Índice de Vendas do Comércio (IVC) cai 2,1% em outubro de 2014

O comércio gaúcho encerrou o mês de outubro de 2014 com uma queda real de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2013, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice, divulgado nesta terça-feira (06/01), considera as sete mesorregiões do Estado e 30 municípios e pode ser acessado ao final desse texto.

O resultado negativo foi provocado pelo comportamento das vendas tanto do comércio varejista (IVV), com recuo de 2,9% quanto do comércio atacadista (IVA), que caiu 1,6% na mesma base de comparação. “Fatores como confiança do consumidor em níveis baixos, a inflação persistentemente elevada e os juros atualmente praticados continuam a apresentar grande influência sobre o comportamento das vendas do comércio varejista gaúcho”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Em outubro de 2014, das oito atividades pesquisadas no comércio atacadista, quatro apresentaram desempenho negativo em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para o ramo de produtos intermediários industriais, com redução de 19,1%. Já no comércio varejista, das nove atividades que compõem a pesquisa, cinco registraram retração na comparação com o mesmo período de 2013. O destaque negativo ocorreu no segmento de veículos, motocicletas, partes, peças e acessórios (-15,6%).

No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresentou expansão real de 0,5%, fruto do crescimento de 2,1% do comércio atacadista (IVA). O comércio varejista (IVV) teve um desempenho negativo de 1,2% na mesma base de comparação.

Em 12 meses, o IVC cresceu 1,2% influenciado pelo desempenho do comércio atacadista, que cresceu 2,6%. Na mesma base de comparação, o comércio varejista caiu 0,2%.

Em outubro de 2014 em relação a outubro de 2013, das sete mesorregiões analisadas, cinco apresentaram redução das vendas no comércio, com destaque para as regiões Sudeste Rio-Grandense (5,0%) e Nordeste Rio-Grandense (4,1%). A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre apresentou um recuo de 1,5%.