Índice de Vendas do Comércio (IVC) registra expansão real de 2,6% em maio

O comércio gaúcho encerrou maio de 2014 com uma expansão real de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre…

O comércio gaúcho encerrou maio de 2014 com uma expansão real de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice também é divulgado para as sete mesorregiões do estado e para 30 municípios selecionados.

O desempenho no mês de maio é explicado principalmente pela evolução do comércio atacadista (IVA), que apresentou crescimento de 4,7%, com destaque para a contribuição de Combustíveis e Lubrificantes com expansão de 5,1%. Já o comércio varejista (IVV) registrou pequena alta real em maio de 2014 (0,5%), na comparação com maio de 2013.

Neste ano, o desempenho positivo foi puxado pelos setores diretamente influenciados pela ocorrência do Dia das Mães: Tecidos, Vestuário e Calçados (6,9%), Móveis e Eletrodomésticos (5,7%) e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos (6,9%). Segundo análise do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a queda das vendas na atividade de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios de 10,1% contribuiu para neutralizar a expansão verificada nos setores destacados.

No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresenta expansão real de 2,4%, estimulada pelo crescimento de 3,3% do comércio atacadista (IVA), já que o comércio varejista (IVV) teve um desempenho mais tímido, de 1,4%, na mesma base de comparação. Em 12 meses, o mesmo comportamento é verificado: o atacado cresceu 3,6%, enquanto varejo apresenta expansão de 2,1%.
Em maio de 2014, das sete mesorregiões analisadas cinco apresentaram expansão nessa base de comparação. A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre cresceu 3,1% em relação à mai/13.

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais