Inflação desacelera na segunda semana de maio em Porto Alegre

A inflação desacelerou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (17). Porto Alegre foi uma delas, com variação de 0,24% no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). O resultado foi 0,11 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na primeira semana de maio, que foi de 0,35%.

Nesta edição, quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas de variação. Entre elas se destacam os grupos Alimentação e Habitação, com taxas que passaram de 0,24% para -0,08%, e de 0,17% para -0,12%, respectivamente.

A análise do resultado, segundo a FGV, mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos Saúde e Cuidados Pessoais, com 1,40%, Vestuário, 0,74%, Comunicação, 0,40%, Educação, Leitura e Recreação, 0,38% e Despesas Diversas, 0,30%. Situaram-se em nível abaixo da variação média, segundo o balanço, os grupos Transportes, com 0,18%, Alimentação, com -0,08% e Habitação, -0,12%.