Inflação em maio cai para 0,37%, a menor taxa em 11 meses

No primeiro levantamento após o Banco Central elevar a taxa básica de juro de 7,5% para 8% ao ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou queda de 0,18 ponto percentual em maio. O…

No primeiro levantamento após o Banco Central elevar a taxa básica de juro de 7,5% para 8% ao ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou queda de 0,18 ponto percentual em maio. O indicador, considerado parâmetro para medir a inflação oficial do país, teve variação de 0,37% no último mês, ante taxa de 0,55% verificada em abril.

O resultado divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é menor desde junho de 2012, quando o índice variou apenas 0,08%.

Com o resultado de maio, o IPCA no ano acumula alta de 2,88%, enquanto nos últimos 12 meses apresenta variação de 6,50%, dentro, portanto, do centro da meta de inflação estabelecido pelo BC, que é de 4,5% com dois pontos de tolerância para cima ou para baixo.

Entre as categorias que compõem o IPCA, saúde e cuidados pessoais e habitação, registraram as maiores altas em maio, com 0,95% e 0,75% respectivamente. As menores variações foram nos itens transportes (-0,25%) e educação (0,6%).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais